Topo

OPINIÃO

André Rocha: Flamengo ficará sob a lupa de todos no início do Paulo Sousa

Do UOL, em São Paulo

07/01/2022 15h49

O técnico português Paulo Sousa desembarcou no Rio de Janeiro para iniciar o trabalho no Flamengo com o apoio dos torcedores que esperavam contar com a volta de Jorge Jesus, que o novo contratado do clube rubro-negro não considera que venha a ser um fantasma devido ao sucesso que teve em 2019.

No podcast Posse de Bola #191, André Rocha lembra que o torcedor do Flamengo fez até música para Domènec Torrent, aponta como diferencial o fato de o português que chega ao Ninho do Urubu terá tempo para fazer uma pré-temporada, o que faltou a seus antecessores, mas que o que vai pesar a seu favor ou contra será o desempenho do time em campo, principalmente se Jorge Jesus continuar livre no mercado.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

"É um processo, lembra do Dome, que ganhou até musiquinha? Se perder, está quebrado do mesmo jeito e o pior dos mundos para ele hoje seria o Jorge Jesus fazer um período sabático, porque aí a pressão poderia aumentar em cima dele, dos torcedores", afirma Rocha.

"Essa coisa da expectativa em cima do trabalho dele, ele tem essa vantagem de pegar uma pré-temporada, que o Domènec não pegou, que o Rogério Ceni não pegou, que o Renato Gaúcho não pegou, o próprio Jorge Jesus só foi ter quando já estava consagrado, com o respaldo dos resultados. São os resultados que vão manter o Paulo Sousa", completa.

O jornalista considera que o fato de Paulo Sousa não ter um currículo vencedor como era o de Jorge Jesus também é um fator que aumenta a pressão e a atenção no trabalho será grande por parte dos torcedores desde o início.

"Fica muito de acordo com o resultado, ele vai ficar pressionado desde o início por conta de todo o contexto, por um currículo que ele tem que não é tão robusto assim, embora seja importante, e o Flamengo neste ponto acertou, porque é um treinador que já passou por vários países, então tem capacidade de adaptação a culturas, a maneiras de jogar, então o Paulo Sousa tem isso positivo", diz Rocha.

"A vida vai seguir para o Flamengo, o Flamengo vai ficar sob pressão e sob a lupa de todo mundo e principalmente da torcida desde o início do trabalho do Paulo Sousa porque tem muita expectativa em cima disso", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.