PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Grêmio se apega a premiação e revanche à espera de 'ajuda' contra Série B

 Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/12/2021 04h00

A chance de o Grêmio escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro passa também por dois jogos que ocorrem longe de Porto Alegre, envolvendo equipes que não brigam por nenhum grande objetivo contra times desesperados no fim da tabela. Mas, nos bastidores, o clube gaúcho demonstra otimismo por conta de detalhes envolvidos na 38ª rodada.

O cálculo do Grêmio para fugir da Série B é: vitória sobre o Atlético-MG, em Porto Alegre, e derrota de Juventude e Bahia contra Corinthians e Fortaleza, respectivamente.

A equipe de Vagner Mancini tem 40 pontos contra 43 de Ju e Bahia, mas pode igualar a pontuação da dupla e levar a melhor no número de vitórias. Nesse cenário, o Grêmio saltaria do 18º lugar para a 16ª posição na tabela. E estaria livre do rebaixamento.

Em Porto Alegre, o entendimento dos dirigentes gremistas é que Corinthians e Fortaleza terão interesse nos jogos pela premiação em disputa. Os dois times têm chance de terminar em quarto lugar na tabela, colocação que vale R$ 1,6 milhão a mais que a quinta posição.

O Corinthians tem 57 pontos, enquanto o Fortaleza acumula 55. Ou seja, se o Timão perder pode ser ultrapassado. Se empatar, pode ser igualado em pontos, mas tem menos vitórias. A vitória, portanto, dá segurança aos comandados de Sylvinho.

No caso do Fortaleza, além da briga por uma posição (e dinheiro) a mais, o Grêmio aposta em outro fator: uma emergente rivalidade entre os dois clubes do Nordeste. São dois projetos que emergiram no cenário nacional nos últimos anos e vêm brigando por espaço na elite.

O time cearense poderia assim, digamos, "eliminar" o rival do Brasileirão —lembrando que o Bahia despachou o Leão da Pici na semifinal da Copa do Nordeste nesta temporada, para, depois, ser campeão. Além do mais, no primeiro turno do Brasileirão, em Salvador, a equipe da casa se saiu vitória mais uma vez, ao golear o time de Juan Pablo Vojvoda levou 4 a 2, com show de Rodallega.

O Grêmio também precisa, claro, cuidar do próprio jogo. Os ídolos Geromel e Kannemann, suspensos, estão fora da partida. O argentino, aliás, fará cirurgia no quadril hoje (8), conforme antecipou o UOL Esporte. Rodrigues e Ruan deverão atuar contra o campeão Atlético-MG, assim como Douglas Costa, que cumpriu suspensão diante do Corinthians, no domingo (5).

Futebol