PUBLICIDADE
Topo

Julio Gomes

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O que vale cada jogo da rodada final do Brasileiro? 14 times disputam algo

Renato Augusto carrega a bola durante jogo entre Corinthians e Juventude, no primeiro turno - Ettore Chiereguini/AGIF
Renato Augusto carrega a bola durante jogo entre Corinthians e Juventude, no primeiro turno Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF
Conteúdo exclusivo para assinantes
Julio Gomes

Julio Gomes é jornalista esportivo desde que nasceu. Mas ganha para isso desde 1998, quando começou a carreira no UOL, onde foi editor de Esporte e trabalhou até 2003. Viveu por mais de 5 anos na Europa - a maior parte do tempo em Madrid, mas também em Londres, Paris e Lisboa. Neste período, estudou, foi correspondente da TV e Rádio Bandeirantes e comentarista do Canal+ espanhol, entre outras publicações europeias. Após a volta para a terrinha natal, foi editor-chefe de mídias digitais e comentarista da ESPN e também editor-chefe da BBC Brasil. Já cobriu cinco Copas do Mundo e, desde 2013, está de volta à primeira das casas.

07/12/2021 04h00

O Brasileirão chega nesta quinta ao final. Um campeonato em que o campeão mostrou mais força e foco do que seus dois principais concorrentes e em que os três primeiros foram mesmo os três em quem todos apostaram antes do início. Ou seja, a tal badalada imprevisibilidade está cada vez mais deixando de ser um fator.

Como é um campeonato que coloca nove clubes na Libertadores, é natural que a última rodada seja recheada de confrontos que valem alguma coisa. Era quase sempre assim também nos tempos em que os oito primeiros se classificavam para o mata-mata decisivo. Apenas a partida entre Sport e Athlético-PR, no Recife, não vale absolutamente nada. De resto, todos os jogos têm alguma parte interessada - ou ambas.

No topo, Corinthians e Fortaleza disputam a quarta posição - que vale dinheiro - justamente contra dois times que lutam para não cair (Juventude e Bahia). O Grêmio estará de olho nesses jogos, pois ele se salva do rebaixamento em caso de vitória contra o Atlético-MG reserva e derrotas de seus concorrentes.

Red Bull Bragantino, virtualmente classificado para a Libertadores, e Fluminense, que depende só de uma vitória contra o pior time da história dos pontos corridos - a Chapecoense -, disputam a última vaga direta na competição sul-americana. Considerando que o Flu fará seu dever de casa, sobrará uma última vaga na Pré-Libertadores. E ela pode ficar com América-MG, Atlético-GO, Ceará, Santos, Inter ou São Paulo, nesta exata ordem de maior a menor chance. Só o América depende das próprias forças.

Vejam o que estará em jogo em cada uma das partidas da quinta-feira à noite:

GRÊMIO X ATLÉTICO-MG
Campeão, o Galo mandará os reservas a campo, pensando na final da Copa do Brasil. Para se livrar do rebaixamento, o Grêmio precisa vencer e torcer por derrotas de Bahia e Juventude.

JUVENTUDE X CORINTHIANS
Para se livrar do rebaixamento, o Juventude tem de vencer e torcer ou por tropeço do Bahia ou uma derrota do Cuiabá. Caso empate, o Juventude ainda pode se livrar caso o Bahia perca em Fortaleza. O Corinthians depende de uma vitória para ser quarto lugar no campeonato. Caso tropece, só será quarto caso o Fortaleza não vença.

FORTALEZA X BAHIA
O Fortaleza já está na fase de grupos da Libertadores e, no máximo, pode acabar em quarto caso vença e o Corinthians tropece. O Bahia depende de uma vitória para fugir do rebaixamento. Se empatar, precisa torcer para o Juventude não bater o Corinthians na última rodada. Se o Bahia perder, só se livra da queda caso o Juventude também perca e o Grêmio não ganhe o jogo dele contra o Galo.

SANTOS X CUIABÁ
O Santos chega à última rodada livre do rebaixamento e com chances matemáticas de ir à Pré-Libertadores. Para isso, tem de vencer o Cuiabá e torcer por tropeços de América-MG, Atlético-GO e Ceará. O Cuiabá ainda precisa de um ponto para se livrar do rebaixamento. Caso perca em Santos, terá de torcer para que ou Bahia ou Juventude não vençam na última rodada. Se tudo der errado, o Cuiabá terá sido o primeiro time dos pontos corridos com 20 participantes a cair com 46 pontos ganhos.

RED BULL BRAGANTINO X INTERNACIONAL
O Bragantino está virtualmente classificado para a Libertadores. Só fica fora se perder, Fluminense ganhar, América-MG ganhar e Atlético-GO ganhar e ainda tirar um saldo de 13 gols em relação ao Red Bull. Uma vitória sobre o Inter garante a vaga direta na fase de grupos. Se empatar, o Bragantino terá de torcer por um improvável tropeço do Flu contra a Chape. O Inter tem chances remotas de Pré-Libertadores. Precisa ganhar em Bragança e torcer por tropeços de América-MG, Atlético-GO, Ceará e Santos.

FLUMINENSE X CHAPECOENSE
Se vencer, o Fluminense garante vaga na Pré-Libertadores. Se a vitória vier junto com um tropeço do Red Bull Bragantino, o Flu irá direto para a fase de grupos. Se empatar contra a rebaixada Chape, o Flu ainda pode ir à Pré-Libertadores, mas dependerá de tropeços de dois destes times: América-MG, Atlético-GO e Ceará. Caso perca, o Flu torcerá contra o Santos também, além dos três clubes citados.

AMÉRICA-MG X SÃO PAULO
O América depende de uma vitória simples para entrar na Pré-Libertadores. Pode até chegar à fase de grupos, caso, além da vitória, haja tropeço do Fluminense e derrota do Red Bull Bragantino. Caso empate, o América ainda irá à Pré-Libertadores caso Atlético-GO, Ceará, Santos e Inter não vençam. O São Paulo, livre do rebaixamento, pode entrar na Pré-Libertadores em caso de vitória sobre o América e desde que Atlético-GO, Ceará, Santos e Inter não vençam. Caso o Atlético-GO empate, aí o São Paulo precisa, em sua vitória sobre o América, fazer um gol a mais do que o time de Goiânia tiver feito.

ATLÉTICO-GO X FLAMENGO
O Flamengo se despede de uma temporada ruim, mas que acaba com o vice-campeonato brasileiro. O Atlético-GO ainda sonha com a Pré-Libertadores. Precisa vencer e torcer para que ou Fluminense ou América-MG tropecem. É improvável, mas o time de Goiânia pode se classificar também em caso de empate - aí precisaria que Ceará, Santos e Inter tropeçassem e que o São Paulo vencesse o América, mas sem fazer mais gols do que o Atlético-GO fizer contra o Flamengo.

PALMEIRAS X CEARÁ
O Palmeiras já deu férias ao elenco principal e acaba o campeonato em terceiro, será só uma despedida da torcida. Já o Ceará pode ir à Pré-Libertadores. Para isso, tem de vencer na Arena Barueri e torcer por tropeços de dois destes times: Fluminense, América-MG e Atlético-GO.

SPORT X ATHLÉTICO-PR
O único jogo da rodada que não vale rigorosamente nada. O Sport já caiu, o Athlético já se livrou e estará na Libertadores (como campeão da Sul-Americana). O CAP mandará reservas ao Recife, pois ainda joga a final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado, Palmeiras x Ceará será na Arena Barueri, e não no Allianz Parque. O erro foi corrigido.