PUBLICIDADE
Topo

Flamengo

Flamengo cumpre tabela e já planeja antecipação das férias de jogadores

Jogadores do Flamengo comemoram gol de Gabigol contra o Ceará - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Jogadores do Flamengo comemoram gol de Gabigol contra o Ceará Imagem: Gilvan de Souza / Agencia O Dia

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/12/2021 04h00

Classificação e Jogos

Com a fatura do Brasileirão liquidada, o Flamengo volta a campo hoje (3) para encarar o Sport, às 20h, na Arena Pernambuco, mas já começa a traçar os planos para a temporada de 2022.

Após o Atlético-MG levantar a taça ao bater, ontem (2), o Bahia por 3 a 2, o Fla viu suas mínimas chances sepultadas e vai tratar de antecipar o descanso de seus principais nomes. Como embarcou para o Recife ainda com chances matemáticas, alguns dos titulares ainda participarão de um último ato na capital pernambucana.

Os casos serão analisados individualmente, mas a tendência é que o time que pega o Santos, segunda-feira (6), no Maracanã, já seja repleto de atletas menos utilizados e meninos da base que ainda buscam espaço.

Como restam apenas três "amistosos" e o vice-campeonato está garantido, o Fla quer que o elenco retorne na ponta dos cascos ano que vem. Na Gávea, a cúpula do futebol entende que o desgaste físico e as lesões foram decisivos para que a equipe terminasse 2021 sem uma grande taça, embora tenha competido por todas.

Em paralelo a esse planejamento da equipe, o clube respira um processo eleitoral que deve culminar na reeleição do presidente Rodolfo Landim. No sábado (4), o atual mandatário tenta se manter no poder pelo próximo triênio e as mudanças esperadas dependem do resultado das urnas.

Após demitir Renato Gaúcho, o Fla debate a contratação de um novo comandante e já se fechou pela opção por um estrangeiro. Alguns nomes circulam nos corredores do Ninho do Urubu, mas a concretização do negócio não é considerada fácil.

O Rubro-Negro sabe que terá de abrir os cofres e um técnico de ponta não custará menos do que algo em torno de R$ 30 milhões. Apesar dos valores altos, os rubro-negros estão dispostos a investir. Com esse capítulo superado, o Fla irá mapear eventuais carências do elenco, mas a avaliação é que não há necessidade de nenhum movimento mais brusco no mercado.

Na próxima terça (7), o Conselho de Administração irá votar o orçamento proposto pelo Conselho Diretor para o ano. Com a aprovação formal e toda a previsão em mãos, o departamento de futebol inicia com mais afinco a busca pelo novo comandante.

Baixas

Tido por muitos como o grande vilão de 2021, o departamento médico também está sob intensa análise e dificilmente irá escapar de uma reformulação. Para encarar o Leão, o time soma nada menos que sete baixas por conta de problemas de lesões. Além disso, o técnico Maurício Souza não terá Gabigol (faringite), Arrascaeta (poupado) e Everton Ribeiro (suspenso).

FICHA TÉCNICA:

SPORT x FLAMENGO
Local: Arena Pernambuco (PE)
Hora: 20h (horário de Brasília)
Data: 3 de dezembro de 2021 (sexta-feira)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Bernardi (RS)
VAR: Jean Pierre Gonçalves (RS)

SPORT: Mailson; Sander, Sabino, Rafael Thyere e Ewerton; Hernanes, Marcão, José Welison e Gustavo; Mikael e Everton Felipe. Técnico: Gustavo Florentín

FLAMENGO: Hugo, Matheuzinho, David Luiz, Rodrigo Caio e Ramon; João Gomes, Thiago Maia, Vitinho e Michael; Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Maurício Souza

Flamengo