Topo

Santos

OPINIÃO

Gabriela Brino: 'Os meninos do Santos não podem ficar de lado ano que vem'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

29/11/2021 04h00

O Santos empatou com o Internacional em 1 a 1, ontem (28), no Beira-Rio, e deu mais um passo para tentar alcançar a primeira metade da tabela do Campeonato Brasileiro, após superar a luta contra o rebaixamento.

Na Live do Santos, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Peixe, Gabriela Brino e Maurício Barros analisaram o elenco e fizeram algumas projeções para a próxima temporada.

O debate começou através de um superchat de um espectador, que perguntava sobre quem classificava o grupo do Santos como "horrível". "Muitos comentaristas dizem que o elenco do Santos é horrível. Vocês concordam?".

Maurício Barros, então, apontou que discordava da colocação, mas admitiu que é um grupo abaixo do que o Peixe poderia apresentar. Além disso, fez elogios à nova geração de jogadores criados na base.

"Eu não acho horrível, acho limitado. Acho que é um elenco que não permite ao Santos disputar os títulos como ele deve, com intenção de ganhar, com ambição de ganhar, de conquistar o Campeonato Brasileiro, por exemplo. Se não ganhar, conquistar uma vaga para a Libertadores, uma vaga direta... A vocação do Santos é essa. Então, acho que ele está aquém, mas não é horrível, tanto que conseguiu essa recuperação, com duas rodadas de antecedência já espantou fantasma de rebaixamento. Seria horrível se não tivesse acontecido isso", disse.

"Eu acredito que precisa melhorar, mas essa safra é uma boa safra. Hoje tinham vários garotos que estão crescendo e isso tem tudo a ver com a natureza santista, com o famoso DNA peixeiro", completou.

Gabriela Brino também discordou sobre a qualidade de grupo e, assim como o companheiro de bancada, enalteceu as atuações dos jovens jogadores. A repórter do UOL Esporte recordou ainda que foi com o atual grupo que o Santos conseguiu se livrar da luta contra o rebaixamento até de forma antecipada.

"Acho um exagero falar que o elenco do Santos é horrível. Acho errado por tudo que o Maurício comentou e pela situação financeira. Batemos muito neste ponto porque o Santos não tem condições de ir para muito mais do que já tem. Então, estão recorrendo à base, à molecada, ao pessoal que já conhece".

"O Sandry ter voltado depois de uma lesão, se recuperar e já começar a jogar, diz muito. As opções são restritas. O que o Santos tem hoje? São os meninos, então, usa os meninos. É de uma responsabilidade tão grande, e estão dando conta. O Santos ter saído da zona de rebaixamento diz muito sobre o elenco, sobre o técnico, sobre todo mundo (...). O Santos estar em 11º colocado é, realmente, mérito".

Brino, por outro lado, admitiu a necessidade de a diretoria buscar reforços, mas apontou que a chegada de novos nomes não pode tirar o espaço dos garotos.

"Acho que quanto mais jogos esses meninos fazem, mais se lapidam, mais ganham experiência. Esse mano a mano em um jogo eles não conseguem ter em um treino. Isso vai ser primordial, de um tamanho absurdo para esses mais jovens. E o Campeonato Paulista está batendo à porta, que acabam usando para dar experiência para esses meninos. Vai ter contratação, mas esses meninos não podem ser jogados de lado", afirmou.

A próxima edição da Live do Santos será na próxima segunda-feira (6), logo após a partida contra o Flamengo, pelo Brasileiro. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Santos no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

Santos