Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Sylvinho parece não estar entendendo onde ele está

Do UOL, em São Paulo

19/11/2021 15h43

O Corinthians perdeu na última quarta-feira (17) para o Flamengo por 1 a 0 no Maracanã, em partida na qual o técnico adversário Renato Gaúcho mandou a campo uma equipe reserva, poupando seus principais jogadores devido à final da Libertadores no dia 27. Ainda nesta condição, os comandados por Sylvinho não conseguiram uma boa apresentação, com o goleiro Cássio evitando uma derrota pior.

No podcast Posse de Bola #179, Mauro Cezar Pereira afirma que, além da atuação do Corinthians contra os reservas do Flamengo, as declarações do técnico na entrevista foram preocupantes, com Sylvinho não parecendo entender o contexto no qual está inserido ao treinar o clube paulista.

O [jornalista] Rodrigo Vessoni perguntou porque o Corinthians se comportou dessa maneira contra aquele time do Flamengo e o Sylvinho responde 'sim, você falou no final, contra aquele time, enfrentamos o bicampeão brasileiro, finalista da Libertadores'. Não, ele enfrentou os reservas, porque só tinha o David Luiz titular e mesmo assim para pegar ritmo de jogo. No segundo tempo entraram cinco jogadores, o Rodinei e o Gustavo Henrique, dois reservas, o Michael, que é um titular que na final da Libertadores pode não ser titular. Titulares absolutos entraram o Filipe Luís e o Bruno Henrique", diz Mauro Cezar.

"Isso evidencia uma falta de noção do Sylvinho ao ambiente em que ele está inserido. Embora tenha sido atleta do clube, tenha jogado em grandes times no futebol europeu, ele parece não estar entendendo onde que ele está. Ele está no Corinthians em um momento em que o clube, mesmo com dificuldades financeiras imensas, fez um investimento elevado, contratou jogadores para subir o patamar, claro que subiu, porque a base tinha ali bons valores", completa.

Mauro afirma que a presença em campo de Giuliano Róger Guedes e Renato Augusto já faz com que o time melhore, mas está faltando no momento aparecer o trabalho do técnico, que tem uma sequência de vitórias em casa, mas fora foi dominado pelo Atlético-MG, perdendo por 3 a 0, e agora foi dominado pelos reservas do Flamengo.

"Você não tinha Giuliano, Roger Guedes e Renato Augusto, de repente ganha os três, nano tem como piorar, vai ter que melhorar só pela presença dos caras e claro que melhorou, mas aí tem que entrar o trabalho dele e a dificuldade para o time conseguir se impor em momentos do jogo pelo menos em Belo Horizonte e no Rio, contra o Atlético-MG inteiro, 3 a 0 sem tomar conhecimento, e o Flamengo sendo dominado e o Cássio evitando o gol várias vezes, convenhamos, é muito pouco", diz Mauro.

"Se ele pelo menos na coletiva pós-jogo admitisse a má atuação, o normal seria ele falar 'não gostei, nós não fomos bem contra o time reserva do Flamengo'. Qual o problema de falar que não gostou, que vai tentar melhorar? Pelo menos você está mostrando para o torcedor que admite que foi deficiente, a atuação foi abaixo do esperado e que você vai tentar detectar os focos do problema para poder corrigi-los. É para ficar preocupado e para pensar se ele é de fato um profissional hoje qualificado para ficar à frente do Corinthians", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.