Topo

Dudu Monsanto: Flamengo atual não superará o de 81 com outra Libertadores

Do UOL, em São Paulo

05/11/2021 04h00

O Flamengo disputa no próximo dia 27 a final da Libertadores diante do Palmeiras, decisão que será a terceira de sua história na principal competição do futebol sul-americano, com a possibilidade do segundo título de uma geração que se sagrou campeã em 2019 com Gabigol, Bruno Henrique, Filipe Luís, Diego Alves, Willian Arão e Rodrigo Caio, entre outros.

Em entrevista a Mauro Cezar Pereira no programa Dividida, do Canal UOL, Dudu Monsanto afirma que o time atual tem seus méritos, mas não vai superar o time que foi campeão da Libertadores e do Mundial de 1981 mesmo que a geração atual chegue a sua segunda taça e ainda some o título mundial.

"Tudo o que esse time representa para o futebol brasileiro, não só para a torcida do Flamengo, para o futebol brasileiro, é um dos times mais bonitos de se ver jogar de todos os tempos, para mim está naquela galeria do Santos do Pelé, daquele Cruzeiro dos anos 1960, de Tostão e Dirceu Lopes, é mágico, ver o que esses caras fizeram é incrível", afirma Dudu.

"A gente está às portas aí de uma final de Libertadores e essa geração de 2019 do Flamengo pode ser bicampeã da Libertadores. Isso é muito grande, é muita coisa, mas por mais que conquistem outras Libertadores e outros Mundiais, para mim, esse time nunca vai ser páreo para o time de 1981 porque o time de 2019 é montado, essas peças são compradas, e o time de 1981 é um time que tem oito caras formados no clube, então isso dá, para mim, um peso, um valor totalmente diferente, e tinha o Zico", completa.

O jornalista afirma que, assim como o título do Flamengo na Libertadores de 2019 é diferente do conquistado pelo Palmeiras em 2020, ao não se ater apenas aos números, o time de 1981 tem suas vantagens em relação ao elenco atual do clube rubro-negro.

"Essa geração que vem de 2019 para cá tem jogadores fabulosos, mas nenhum se compara ao Zico, então já deixo esse tema aí. Pode virar uma Dividida também porque esse tema dá pano para manga. Futebol a gente não pode analisar só no pragmatismo. Você não pode comparar, na minha opinião, o Palmeiras campeão da Libertadores de 2020 com o Flamengo campeão da Libertadores de 2019, são dois animais completamente diferentes, que têm o mesmo troféu. Mas pergunte qual dos dois encantou mais, qual dos dois mostrou um futebol melhor? Acho que essa é a discussão", conclui.

O Dividida vai ao ar às quintas-feiras, às 14h, sempre com transmissão em vídeo pela home do UOL e no canal do UOL Esporte no Youtube. Você também pode ouvir o Dividida no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Amazon Music.