Topo

Messi e Mbappé se entendem em campo, e trio do PSG começa a engrenar

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

29/09/2021 04h00

Depois de um início tímido, o trio dos sonhos do ataque do Paris Saint-Germain deu os primeiros sinais de que pode brilhar como o esperado na vitória por 2 a 0 sobre o Manchester City, na última terça-feira, pela Liga dos Campeões. E justamente a dupla que se conhece há menos tempo foi a que mais mostrou "química": Mbappé e Messi protagonizaram os lances decisivos no Parque dos Príncipes.

No primeiro gol, Messi começou a jogada, a bola passou por Hakimi e chegou a Mbappé na ponta direita. O cruzamento do camisa 7 passou por Neymar, mas Gueye chegou antes à bola e estufou as redes. Já no segundo, Messi fez uma jogada típica: conduziu a bola da direita para o meio, tabelou com Mbappé, que devolveu de calcanhar, e o argentino acertou um chute indefensável no ângulo de Ederson.

Desde o primeiro jogo de Messi no PSG, chamou a atenção o bom entendimento com Mbappé. O comportamento natural de cada um em campo —o argentino procurando passes em profundidade, o francês sempre pronto para correr por trás da zaga— facilita um encaixe que, se ainda não tem tanto entrosamento, tem qualidade de sobra e casamento de características.

E Neymar? O brasileiro não foi tão determinante contra o City como os dois parceiros de frente, mas mostrou boas interações. Depois de uma polêmica com Mbappé no fim de semana, em que o francês saiu de campo reclamando que o brasileiro não lhe passou a bola em um lance de ataque, o episódio pareceu superado. Os três astros do PSG publicaram uma foto no vestiário depois da partida, sorridentes com a vitória.

O entrosamento entre Neymar e Messi também não deve ser grande problema depois que os dois fizeram história juntos no Barcelona entre 2013 e 2017, apesar de o estilo de jogo de ambos —especialmente do brasileiro— ter mudado um pouco desde então. Mbappé, hoje, é o mais móvel do trio e foi o que mais tentou dribles contra o City: dez, contra quatro de Messi e três de Neymar.

"A gente está jogando mais, estamos nos conhecendo. Vamos crescer. Entre a gente, vamos aumentar o nível de jogo", disse Messi sobre os novos companheiros. Se depender da primeira mostra de como o tridente do PSG pode ser decisivo, mesmo quando o adversário joga melhor, os concorrentes têm muito com que se preocupar.