Topo

OPINIÃO

Trajano: "Neymar é mau caráter. Não aprendeu e é um mimado"

Do UOL, em São Paulo

10/09/2021 04h00Atualizada em 10/09/2021 11h46

Neymar foi o nome do jogo na vitória por 2 a 0 do Brasil sobre o Peru, nesta quinta-feira (9), pelas eliminatórias da Copa do Mundo-2022 - para o bem e para o mal. O atacante deu uma assistência e fez um gol, tornando-se o maior artilheiro da seleção na história do torneio com 12 tentos. Porém, no fim da partida, levou um cartão amarelo em uma disputa ríspida e, na saída do campo, disse "não saber mais o que fazer com essa camisa para ser respeitado."

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabella Ayami, Renato Maurício Prado, Marluci Martins e José Trajano - os comentaristas criticaram as atitudes de Neymar no duelo contra os peruanos.

"O Neymar é mau caráter. Ficou comprovado mais uma vez que ele é uma pessoa má, de má índole. Aliás, ele não está jogando rigorosamente nada. Tem um lampejo ou outro. Não é aquele que nos acostumamos a ver com grandes jogadas. Arrumou um cartão amarelo para ficar fora do próximo jogo contra a Venezuela. Sempre quer briga com os zagueiros. Não aprendeu, não cresceu. É um mimado. Enquanto o Messi faz três gols, ele fica brigando com os zagueiros do Peru", criticou Trajano, comparando a atuação de Neymar à de Messi, que fez todos os gols da vitória por 3 a 0 da Argentina sobre a Bolívia, também na quinta (9).

Procurado para comentar as declarações de Trajano, Neymar não quis se pronunciar.

Renato também reprovou as atitudes de Neymar. "Alguns jogadores, principalmente o Neymar, resolveram só criar caso. Hoje [ontem] foi uma estupidez do Tite não o tirar. Se o tivesse tirado mais cedo, não teria feito o que fez, que era digno até de cartão vermelho. O juiz só deu o amarelo, que o tira da partida contra a Venezuela. O que também não faz a menor diferença o Neymar jogar ou não contra a Venezuela", disse, referindo-se à disputa entre o brasileiro e o peruano Callens.

Marluci também comparou as atitudes de Neymar e Messi, que se emocionou e chorou no gramado do estádio Monumental de Núñez. "Isso mostra o comprometimento de um jogador e o amor dele. Não espero mais isso do Neymar. Ele gosta da seleção, mas esse comprometimento do Messi com a própria carreira, não espero do Neymar", lamentou a colunista.

A comparação com Messi também foi feita por Renato. "Ninguém foi mais criticado na Argentina durante anos a fio do que o Messi, que era chamado de 'espanhol' porque não conseguia ganhar títulos pela seleção. Diziam que ele não tinha e jamais engraxaria a chuteira do Maradona. Continuou jogando bola e se emocionou com o primeiro troféu dele com a seleção profissional [a Copa América]. Às vezes me parece que eles não entendem que faz parte do milionário contracheque deles ser elogiado e criticado. O Neymar deixa muita brecha para ser criticado", comentou.

Trajano ressaltou que o atacante também tem deixado a desejar dentro de campo. "Além desse comportamento ruim, a atuação dele vem sendo ruim, para quem é o Neymar. Assim foi contra o Chile e hoje [ontem] teve lampejos. Ele está muito fora de forma. Não está se empenhando do jeito que se empenhava. Dá a impressão de que está jogando por obrigação. Esse Neymar deveu muito tecnicamente", avaliou.

Para Marluci, Neymar desperdiça uma oportunidade de tirar lições das críticas que recebe. "Essa agressividade na saída de campo... Ele não é desrespeitado. É criticado, como qualquer ídolo pode ser. A conduta dele fora de campo é horrorosa. Ele se mete em situações ridículas. A seleção brasileira é muito maior do que ele. Um jogador que leva um cartão daqueles, que passa o jogo inteiro discutindo... Ele não se respeita. É uma coisa infantil levantar a camisa para mostrar que está sarado. Não faz mais do que a obrigação. Acho muito triste ver um ídolo se perdendo da maneira como o Neymar se perde", completou.