Topo

Eliminatórias Europeias

Eliminatórias: Itália empata com a Bulgária no 1º jogo após título da Euro

Jorginho durante a partida entre Itália e Bulgária, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 - Getty Images
Jorginho durante a partida entre Itália e Bulgária, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/09/2021 17h41

Classificação e Jogos

No primeiro jogo após o título da Eurocopa, a Itália empatou por 1 a 1 com a Bulgária na tarde de hoje, no Estádio Artemio Franchi, em Florença. O jogo foi válido pela quarta rodada das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022.

Os gols da partida foram marcados no primeiro tempo. Chiesa abriu o placar para os italianos, aos 15 minutos, e Atanas Iliev igualou, aos 38.

Foi o 35º jogo consecutivo da Itália sem derrota, igualando o recorde de Brasil (entre 1993 e 1996) e Espanha (entre 2007 e 2009) — a Azzurra não perde desde 10 de setembro de 2018.

Com o resultado, a Itália sofre o primeiro tropeço nas Eliminatórias. A Azzurra é líder do Grupo C, com dez pontos. A Bulgária, com dois, está em terceiro.

A Itália volta a campo no domingo, contra a Suíça, pela quinta rodada das Eliminatórias. No mesmo dia, a Bulgária enfrenta a Lituânia.

Itália sai na frente, mas Bulgária reage

A Itália dominou, é verdade, mas não ganhou. A Azzurra saiu na frente com Chiesa aos 15 minutos, em um belo chute cruzado, e deu a impressão de que teria uma vitória tranquila. Mas não foi bem assim. A equipe de Roberto Mancini encontrou dificuldades para criar e não conseguiu ampliar a vantagem. Mais do que isso: foi surpreendida em um contra-ataque aos 38 minutos da primeira etapa, que acabou com gol de Atanas Iliev depois de um cruzamento de trivela de Despodov.

No segundo tempo, a Itália continuou sendo a dona das ações, mas não conseguiu converter a superioridade em gol.

Homenagem a Bonucci

Antes do jogo, o zagueiro Bonucci foi homenageado pela FIGC (Federação Italiana de Futebol). O capitão da seleção italiana recebeu uma medalha por ter superado a marca de 100 jogos pela Azzurra — são 110 no total até aqui.

Mais festa...

O palco da partida, o Estádio Artemio Franchi, vai completar 90 anos no dia 13 de setembro. A arena em Florença não recebia um jogo da seleção desde 2011 — o primeiro foi em 1933.