Topo

Fluminense

Fluminense encara líder Atlético-MG e aposta em Marcão para voltar a vencer

Marcão foi efetivado como técnico do Fluminense e estreia contra o Atlético-MG pelo Brasileirão - Mailson Santana/Fluminense FC
Marcão foi efetivado como técnico do Fluminense e estreia contra o Atlético-MG pelo Brasileirão Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/08/2021 04h00

O Fluminense inicia a vida pós-Roger Machado com o líder Atlético-MG pela frente no Campeonato Brasileiro. O confronto de hoje (23), às 20h, em São Januário, é a primeira "pedreira" que o Tricolor precisará enfrentar para voltar a vencer e retomar a boa fase na temporada.

Roger Machado não resistiu à eliminação na Libertadores, além de uma queda vertiginosa de desempenho, e acabou demitido pelo Flu. A diretoria definiu uma solução caseira para o comando da equipe: Marcão.

Assim como nas últimas duas temporadas, o auxiliar permanente assume o time e tentará tirar o Tricolor da parte de baixo da tabela. Hoje na 15ª colocação, com 17 pontos, o clube das Laranjeiras quer se afastar do Z4. Curiosamente, o ex-volante esteve no comando nos últimos dois confrontos com o Atlético-MG no Rio de Janeiro: dois empates.

Ídolo do clube, por onde atuou em 397 jogos, Marcão alcançou os dois objetivos que teve em suas duas últimas passagens: em 2019, livrou o Fluminense do rebaixamento, e em 2020, classificou a equipe à fase de grupos da Libertadores.

Na última edição do Brasileirão, após saída de Odair Hellmann para o Al-Wasl, dos Emirados Árabes, o ex-volante de 49 anos teve ótimo desempenho, com 59,5% de aproveitamento, o que o credenciou a mais uma chance como técnico efetivo do clube em 2021. Sob o comando de Marcão, o Flu encerrou a temporada com invencibilidade de nove jogos.

Agora, terá pouco mais de um turno para fazer o Flu voltar a brigar na parte de cima da tabela. Internamente, o objetivo segue o de disputar a maior competição de clubes do continente novamente em 2022.

Já o Galo chega com moral após despachar o River Plate no jogo de volta quartas de final da Libertadores. Uma das equipes de maior investimento do Brasil em 2021, o Atlético terá alguns desfalques, mas tem amplo favoritismo mesmo atuando fora de casa.

Para a partida, Marcão não terá Hudson, Ganso, Caio Paulista e Gabriel Teixeira, todos fora por lesão. Reforço contratado na semana passada, o colombiano Jhon Arias ainda não está regularizado e não tem condições de jogo. O treinador deve dar chance à Lucca no ataque ao lado de Fred e Luiz Henrique, mantendo André no meio de campo e repetindo a estrutura da equipe que mandava a campo em 2020.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE x ATLÉTICO-MG

Data e horário: 23 de agosto de 2021 (segunda), às 20h (de Brasília)
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Neuza Inês Back e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Onde asssistir: o jogo será transmitido pelo Première, e o Placar UOL acompanha em tempo real.

Fluminense: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino, Luccas Claro e Egídio; André, Martinelli e Yago; Lucca, Luiz Henrique e Fred. Técnico: Marcão.

Atlético-MG: Everson; Guga, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Tchê Tchê, Zaracho e Nacho; Savarino (Vargas) e Hulk. Técnico: Cuca.

Fluminense