Topo

Botafogo

Volta de Biro Biro ao futebol é incerta dois anos após síncope no Botafogo

Atacante Biro Biro tem futuro incerto no futebol dois anos após mal súbito no Botafogo - Vitor Silva / Botafogo
Atacante Biro Biro tem futuro incerto no futebol dois anos após mal súbito no Botafogo Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Alexandre Araújo e Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/07/2021 04h00

O susto, as dúvidas e um futuro incerto. Há dois anos, o atacante Biro Biro sofreu um mal súbito durante um treino do Botafogo e, desde então, o horizonte no futebol passou a ser uma incógnita. O jogador, que tem contrato com o Nova Iguaçu até junho de 2022, ainda não retornou aos gramados e, inclusive, pessoas próximas ao atleta não sabem responder se isso vai acontecer algum dia.

O assunto é considerado delicado e tratado com muito cuidado pelo clube da Baixada Fluminense, com o qual ele tem um vínculo por produtividade. A diretoria entende que o retorno é uma decisão pessoal e deixa o jogador que já passou por Fluminense, Botafogo e Ponte Preta à vontade para definir os próximos passos.

À época da sincope, que aconteceu em 16 de julho de 2019, o atacante foi submetido a uma bateria de exames, mas os resultados não detectaram arritmia cardíaca —problema que havia sido apresentado quando atuava no Shanghai Shenxin, da China, entre 2016 e 2018.

Nos comentários de postagens em redes sociais, Biro Biro, com certa constância, é questionado sobre um possível retorno aos gramados. Nesse embalo, houve quem pedisse o retorno ao Fluminense, clube pelo qual se tornou profissional em 2013 e ganhou destaque, ao São Paulo, e quem lamentasse que a passagem pelo Alvinegro tenha sido tão rápida.

Biro Biro foi anunciado pelo Botafogo no dia 10 de julho de 2019 e chegou a ser relacionado para o jogo contra o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro, mas acabou não indo para o banco de reservas. Porém, seis dias após a chegada, desmaiou durante uma atividade no campo anexo do estádio Nilton Santos. Levado a um hospital, ele passou um tempo em observação e foi submetido a diversas avaliações médicas.

O contrato, que ia até 30 de junho de 2020, acabou sendo rescindido em 22 de agosto, em comum acordo. Na ocasião, as partes mantiveram contato, e chegou a ficar alinhado que o Glorioso teria prioridade caso o jogador retomasse a carreira, algo que acabou não evoluindo.

O atacante começou no futebol pelo Nova Iguaçu e, ainda no sub-18, se transferiu para o Fluminense. Em 2015, foi emprestado à Ponte Preta. No ano seguinte, foi para Shanghai Shenxin, da China, onde ficou até 2018. No começo de 2018 defendeu o São Paulo. Posteriormente, foi para o Botafogo.

Eriksen assustou o mundo

Eriksen publicou foto sorrindo em cama de hospital - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Durante a Eurocopa, um caso assustou o mundo. O dinamarquês Christian Eriksen sofreu um mal súbito na estreia da Dinamarca na competição, no dia 12 do mês passado, contra a Finlândia, e teve de ser reanimado em campo, momento que gerou muita tensão nos companheiros, adversários e espectadores — segundo o goleiro Peter Schmeichel, a namorada do jogador chegou a acreditar que ele estava morto. O meia foi submetido a uma cirurgia para implementar um cardiodesfibrilador interno (CDI) no coração.

Eriksen recebeu alta hospitalar após alguns dias e se recupera. No último dia 3, inclusive, ele posou ao lado de um jovem torcedor, que publicou a foto nas redes sociais e o chamou de "o homem mais famoso do mundo".

Segundo o jornal italiano Gazzetta dello Sport, o meia irá comparecer à Inter de Milão a partir do dia 19 de julho, e será submetido a uma série de exames para avaliar as condições dele após o ocorrido. A publicação ressalta que, mesmo depois de todo esse processo, a decisão sobre a continuidade da carreira será de Eriksen, em conjunto com a família.

Botafogo