Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Campeão da Euro quase morreu em campo e teve de parar de jogar aos 24 anos

De la Red foi campeão da Eurocopa de 2008 com a seleção espanhola - Mladen Antonov/AFP/Getty Images
De la Red foi campeão da Eurocopa de 2008 com a seleção espanhola Imagem: Mladen Antonov/AFP/Getty Images

30/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ataque cardíaco sofrido em campo pelo meio-campista dinamarquês Christian Eriksen, durante a partida contra a Finlândia, no último dia 12, foi a cena mais impactante desta edição da Eurocopa e assustou fãs de futebol do mundo inteiro.

Mas, para um campeão do torneio das seleções do Velho Continente de 13 anos atrás, assistir a um jogador profissional do primeiro escalão desabando do nada no gramado e correndo risco de morte foi ainda mais complicado.

Rubén de la Red fez parte da seleção espanhola que ganhou a Eurocopa de 2008 e tinha tudo para conquistar também a Copa do Mundo em 2010 e o bicampeonato continental em 2012. Mas um episódio semelhante ao de Eriksen mudou completamente o rumo da sua vida.

No dia 30 de outubro de 2008, o então meia de 24 anos, que havia acabado de retornar ao Real Madrid, seu clube formador, desmaiou em campo no começo do segundo tempo de partida contra o Real Unión, válida pela Copa do Rei.

Atendido em campo e posteriormente levado ao hospital, o espanhol descobriu um problema cardíaco incompatível com o esforço físico necessário para a prática de alguma atividade esportiva em alto nível.

De la Red ainda lutou contra o diagnóstico durante mais de dois anos. Mas todos os médicos consultados lhe deram o mesmo parecer: voltar ao futebol profissional poderia levá-lo a um ataque cardíaco e, consequentemente, à morte.

Assim, o campeão da Euro-2008 anunciou sua precoce aposentadoria em novembro de 2010. "Pouco a pouco, sendo realista, fui trabalhando a ideia. Os especialistas foram me dizendo que voltar a jogar não seria recomendável", resumiu o ex-jogador, na época.

Mas De la Red não se afastou do futebol. Dois meses depois de pendurar as chuteiras, passou a trabalhar como auxiliar-técnico do time sub-19 do Real Madrid. Depois, passou três temporadas no comando da equipe sub-17 merengue.

Em 2015, mudou de ares e foi trabalhar na equipe B do Getafe. A experiência durou um ano. O espanhol, então, optou por deixar a carreira no banco de reservas de lado e passou a trabalhar como comentarista esportivo. Atualmente, ele analisa jogos na LaLigaTV e na BeIN Sports.

Quanto a Eriksen, ele ainda não anunciou qual será o seu futuro profissional e se continuará jogando futebol. O dinamarquês passou por uma cirurgia que implantou um marcapasso no seu coração e deve impedir novos episódios de arritmia.

O regulamento do Campeonato Italiano, no entanto, não permite a escalação de jogadores com aparelhos cardíacos, o que, em tese, inviabiliza sua permanência na Inter de Milão, clube com o qual tem contrato até 2024. Outras ligas, como a holandesa, não impõem a mesma restrição.

Com o encerramento das oitavas de final, a Eurocopa entrou agora em um período de descanso de dois dias. A competição volta na sexta-feira, com o início das quartas e a definição dos primeiros semifinalistas.

O sucessor de Portugal no posto de campeão europeu de seleções será conhecido no dia 11 de julho. O estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra), receberá a decisão.

Originalmente, o torneio era para ter sido disputado no meio do ano passado. No entanto, a pandemia da covid-19 fez com que ele fosse adiado em 12 meses.

A novidade desta edição é que não há uma sede fixa. Para comemorar os 60 anos do continental, a Uefa decidiu realizar a competição em 11 cidades espalhadas por 11 países diferentes (alguns que nem classificaram suas seleções).

Além da Inglaterra, sede da última partida, a Euro-2020 (sim, ela manteve esse nome mesmo com o adiamento da data) também está passando por Itália, Azerbaijão, Dinamarca, Alemanha, Escócia, Espanha, Hungria, Holanda, Romênia e Rússia.

Eurocopa - confrontos das quartas de final

Suíça x Espanha, sexta, 13h, estádio Krestovsky, São Petersburgo (RUS)
Bélgica x Itália, sexta, 16h, Allianz Arena, Munique (ALE)
República Tcheca x Dinamarca, sábado, 13h, Olímpico de Baku (AZE)
Inglaterra x Ucrânia, sábado, 16h, Olímpico de Roma (ITA)