Botafogo vence LDU e respira em jogo com 10 minutos de VAR para anular gol

O Botafogo venceu a LDU por 2 a 1 nesta quarta-feira (8), no Nilton Santos, e conseguiu um respiro na Libertadores. Os gols alvinegros foram de Hugo e Júnior Santos, enquanto Michael Estrada marcou para o time equatoriano.

Depois de quatro jogos, o Botafogo chegou a seis pontos no Grupo D e saltou para o primeiro lugar.

A chave está muito embolada. O alvinegro tem o mesmo número de pontos do Junior Barranquilla, mas leva a melhor no número de vitórias.

A LDU é a última, mas tem quatro pontos, enquanto o Universitario tem cinco. O cenário nas duas rodadas que faltam é imprevisível.

A questão é que só restam desafios fora de casa para o Botafogo na Libertadores. O primeiro deles é contra o Universitário, em Lima, dia 15. O segundo e último da fase de grupos é contra o Junior Barranquilla, dia 28.

A partida contra a LDU foi marcada por uma intervenção longa do VAR durante o primeiro tempo. A equipe de arbitragem levou dez minutos para anular um gol dos equatorianos por impedimento na jogada.

O próximo jogo do Botafogo é pelo Brasileirão, domingo (12), 16h, contra o Fortaleza, fora de casa.

O VAR 'eterno'

Continua após a publicidade

O Botafogo, no geral, tentou tomar a iniciativa, mas a LDU encontrou perigo e espaços em bolas longas e alçadas na área.

Mas a dinâmica do jogo ficou prejudicada bem no meio do primeiro tempo por causa da arbitragem.

Aos 17 minutos, a LDU fez um gol com Estrada. Um calcanhar depois de uma jogada confusa na área do Botafogo.

O VAR demorou 10 minutos para tomar uma decisão definitiva de anulação. Por quê?

Primeiro, o pessoal da cabine demorou seis minutos discutindo o lance até recomendar a revisão ao árbitro Darío Herrera. O lance era, sim, complexo e interpretativo.

Como foi a dinâmica? Arce cabeceou a bola na trave. Na volta para o meio da área, ela ricocheteou em três defensores do Botafogo — Bastos foi quem chegou mais perto de dar um "passe".

Continua após a publicidade

Aí, a bola sobrou para um jogador da LDU que, no momento da cabeçada, estava impedido.

A arbitragem levou um longo tempo discutindo, a ponto de o árbitro chamar o assistente Ezequiel Brailovsky para auxiliar na interpretação da jogada. Dez minutos depois, gol anulado porque a arbitragem entendeu que não houve um passe deliberado por parte da defesa e não houve início de uma nova jogada.

Árbitros de Botafogo x LDU levaram 10 minutos para anular gol do time equatoriano na Libertadores
Árbitros de Botafogo x LDU levaram 10 minutos para anular gol do time equatoriano na Libertadores Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Agora, sim, jogo e gols

Três minutos depois da celeuma toda, o Botafogo abriu o placar com Hugo, que finalizou com liberdade dentro da área.

O time de Artur Jorge teve mais posse e volume. Poderia até ter ampliado se caprichasse mais nas conclusões e passes próximos à área.

Continua após a publicidade

Mas a LDU aprontou de novo. Agora, o VAR entrou em ação para validar o gol do time equatoriano, de novo com Michael Estrada, em jogada pelo alto.

Hugo, lateral do Botafogo, comemora gol diante da LDU, pela Libertadores
Hugo, lateral do Botafogo, comemora gol diante da LDU, pela Libertadores Imagem: Vítor Silva/Botafogo

O artilheiro aparece

Depois do empate tenso no primeiro tempo, os dois times até que ficaram mais abertos na etapa final.

O Botafogo melhorou na construção quando Óscar Romero substituiu Jeffinho. E foi justamente do paraguaio o passe para o gol de Júnior Santos.

O artilheiro da Libertadores chegou ao nono gol na competição, reforçando não só a condição de principal marcador do Botafogo na história da Libertadores, mas também a temporada mais goleadora da carreira: 15 gols.

Continua após a publicidade

A LDU tentou uma pressão e um abafa final. Estrada já não estava em campo porque saiu machucado. Aí, o time sentiu falta do seu protagonista.

O Botafogo ainda teve chances de ampliar em alguns contra-ataques. Mas as decisões individualistas impediram conclusões mais perigosas.

Para a torcida do Botafogo, veio a comemoração e a expectativa para o que irá acontecer fora de casa para chegar às oitavas de final.

Outros lances de perigo

Deu mole! Júnior Santos perdeu a primeira boa chance já aos dois minutos do primeiro tempo, quando ganhou da marcação após lançamento, mas não conseguiu tirar do goleiro.

Raspando! Aos 12 do primeiro tempo, o Botafogo quase fez com um chute de fora da área de Damián Suárez que passou rente à trave direita do goleiro Domínguez.

Continua após a publicidade

Ficha técnica
Botafogo 2 x 1 LDU

Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 8/5/2024, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Darío Herrera (ARG)
Auxiliares: Facundo Rodríguez (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)
Cartões amarelos: Lucas Halter, Marlon Freitas, Luiz Henrique, Hernández (BOT); Estrada, Piovi, Domínguez (LDU)
Gols: Hugo, 30'/1ºT (1-0); Michael Estrada, 47'/1ºT (1-1); Júnior Santos, 23'/2ºT (2-1)
Público/Renda: 24.612 pagantes/R$ 1.116.126

Botafogo: John, Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Hugo; Danilo Barbosa (Gregore) e Marlon Freitas; Luiz Henrique (Diego Hernández), Savarino (Tchê Tchê), Jeffinho (Óscar Romero) e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.

LDU: Alexander Domínguez, Quintero, Ricardo Adé, Facundo Rodríguez e Quiñonez; Villamil (Alzugaray), Piovi, Jhojan Julio (Angulo) e Estupiñán (Alvarado); Alex Arce e Michael Estrada (Charcopa). Técnico: Josep Alcácer

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado, o Botafogo é o líder do Grupo D da Libertadores. O erro já foi corrigido.

Deixe seu comentário

Só para assinantes