Topo

Vasco

Jovem se divide entre base e profissional, e ganha plano especial do Vasco

Na semana passada, Vasco renovou o contrato de Arthur Sales até setembro de 2025 - Divulgação / Vasco
Na semana passada, Vasco renovou o contrato de Arthur Sales até setembro de 2025 Imagem: Divulgação / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/07/2021 04h00

Ainda tentando engrenar de vez na Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Marcelo Cabo tem feito experimentos e um jovem de apenas 19 anos vai ganhando cada vez mais espaço mesmo ainda se dividindo entre a base e o profissional. Com 13 gols em 13 jogos no sub-20 do Vasco nesta temporada, o atacante Arthur Sales foi utilizado pelo treinador nas últimas três partidas do Cruzmaltino.

Capixaba de São Gabriel da Palha (ES), o canhoto e habilidoso de 1,84m chegou ao Vasco em 2016, com 14 anos, após passar em uma "peneira" promovida pelo clube. Sua estreia no profissional foi nesta temporada, quando o Cruzmaltino iniciou os dois primeiros jogos do Campeonato Carioca com a equipe sub-20.

Em seguida, ainda pelo Estadual e já com Marcelo Cabo no comando, Arthur Sales foi utilizado entrando no segundo tempo das partidas contra Resende e Madureira. Porém, foi somente agora, no mês de julho, na Série B, que o jovem, de fato, parece estar cada vez mais integrado ao profissional, participando das vitórias por 1 a 0 sobre Confiança e Sampaio Corrêa e no empate em 1 a 1 com o Coritiba ontem.

No último domingo (11), ele havia atuado pelo sub-20 na impressionante goleada do Vasco por 6 a 0 sobre o Corinthians, em pleno Parque São Jorge (SP) — no Campeonato Brasileiro da categoria — ocasião onde fez um "hat trick" (três gols).

Marcelo Cabo fez questão de elogiar a logística da diretoria para que ele pudesse contar com o atacante na capital paranaense e revelou que um planejamento tem sido feito para que ele obtenha massa muscular, processo parecido pelo qual já passam Gabriel Pec, Figueiredo, Riquelme, entre outros.

"Primeiro quero parabenizar o departamento de futebol, com o Pássaro (diretor-executivo), que criou uma logística para que ele (Arthur) pudesse jogar depois do jogo de domingo (pelo sub-20). É um jogador que a gente vem observando na base, pode jogar de 10, na beirada ou como centroavante. Temos que ter calma com ele. Tivemos boas chances com ele e com Figueiredo. É um jogador que já está inserido no nosso elenco. Estamos criando um planejamento com o departamento científico para ter um ganho de massa como o Riquelme, ir maturando... É um jogador de personalidade e temos muito carinho por ele. O Vasco é isso, base forte. Essa integração é importante com a base", destacou Cabo.

Por ter entrando ontem no segundo tempo do empate em 1 a 1 com o Coritiba pela Série B do profissional, Arthur Sales será desfalque no sub-20 na partida de hoje (14), contra o Sport, no estádio Nivaldo Pereira (RJ), pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da categoria.

Renovou até 2025

Visto como uma promessa em São Januário, o Vasco ampliou o contrato de Arthur Sales na semana passada e o estendeu até setembro de 2025.

Apesar de ainda ter poucos jogos no profissional, ele já recebeu sondagens de clubes europeus. Pelo sub-20, o atacante foi campeão, na temporada passada, da Supercopa do Brasil, da Copa do Brasil e do Estadual da categoria.

Vasco