PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Corinthians vence Chape e chega a 6 jogos de invencibilidade no Brasileiro

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

08/07/2021 22h58

Classificação e Jogos

A noite foi do Corinthians no interior de Santa Catarina. Fora de casa, o Timão foi superior à Chapecoense durante quase todo o confronto e conseguiu a vitória, por 1 a 0, na Arena Condá, com um gol do centroavante Jô no segundo tempo. O triunfo marca o sexto jogo seguido sem derrota para a equipe comandada pelo técnico Sylvinho no Campeonato Brasileiro.

Mesmo em seus domínios, a tática da Chapecoense foi se fechar na defesa e apostar na velocidade pelos lados do campo. A estratégia do técnico Jair Ventura não saiu conforme o esperado. Depois de um primeiro tempo sem gols, o Alvinegro abriu o marcador na etapa final e controlou o duelo.

O resultado leva o Corinthians para a décima colocação na tabela de classificação, com 14 pontos. O Timão retorna para a zona de classificação para a Copa Sul-Americana após uma rodada fora. Já a Chapecoense estaciona nos quatro pontos, de 30 disputados, e está na vice-lanterna da competição nacional.

Gustavo Mosquito e João Paulo se destacam na partida

Mais uma vez, o atacante Gustavo Mosquito foi a melhor opção ofensiva do Corinthians na partida. O ponta criou a jogada que resultou no gol de Jô e deu muito trabalho aos defensores da Chape. Além dele, o goleiro João Paulo, da Chapecoense, fez muito bem seu trabalho e evitou uma derrota mais ampla na Arena Condá.

Corinthians domina o primeiro tempo

Com um jogo apoiado em Gustavo Mosquito pelo lado direito e Mateus Vital, pela esquerda, o Corinthians foi superior durante os 45 minutos iniciais. O Alvinegro terminou a etapa inicial com 73% de posse de bola e criou três grandes oportunidades de abrir o placar na Arena Condá: o meia Vitinho parou nas mãos do goleiro João, enquanto Fábio Santos e Mateus Vital erraram o alvo nas finalizações dentro da área.

Jair Ventura muda esquema da Chape

Sufocada pelo Corinthians no primeiro tempo, a Chapecoense voltou para a etapa final com duas substituições. O atacante Fernandinho entrou na vaga do volante Alan Santos, enquanto Ravanelli assumiu a posição de Felipe Silva para atuar mais centralizado e dar dinâmica ao sistema ofensivo.

Jô protege bem e abre o placar

Pela quarta vez nos últimos cinco jogos do Alvinegro no Campeonato Brasileiro, o camisa 9 marcou e ajudou a equipe em campo. O lance do gol nasceu de jogada criada por Mosquito pelo lado direito. O atacante avançou até a linha de fundo e bateu cruzado. O volante Gabriel tentou dominar, perdeu o controle da bola, que acabou sobrando para Jô. O centroavante a protegeu de seu marcador, girou o corpo e encheu o pé, na pequena área, para colocar o Corinthians em vantagem.

João Paulo evita o segundo

Apesar da derrota em casa, o goleiro João Paulo conseguiu se destacar na partida em diversos momentos. No segundo tempo, o goleiro ficou cara a cara com Gustavo Mosquito, praticamente na marca do pênalti, e conseguiu fechar o ângulo e fazer a defesa na finalização do atacante corintiano, que tinha a bola dominada e poderia fazer o segundo do Timão na partida.

Corinthians recua, e Chape ensaia pressão no fim

Os últimos minutos de jogo foram marcados por apreensão para ambos os lados. Com a vantagem no placar, o Corinthians recuou, aproximou as linhas de marcação e deu a posse de bola para a Chapecoense. O time da casa se lançou ao ataque, apostou nas bolas aéreas e nos lançamentos, mas não conseguiu o empate em seu estádio.

Próximos jogos

Na sequência do Campeonato Brasileiro, a Chapecoense visita o Flamengo, no Maracanã (11), às 18h15 (horário de Brasília). O Corinthians também joga fora de casa, contra o Fortaleza, no Castelão, só que às 20h. Os dois jogos são válidos pela 11ª rodada da competição nacional.


FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE 0x1 CORINTHIANS

Competição: Campeonato Brasileiro (10ª rodada)
Data: 08/07/2021 (quinta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Cartões amarelos: Ravanelli, Anderson Leite e Fernandinho (Chapecoense)
Cartões vermelhos: -

Gol: Jô, aos 14' do 2ª tempo (0-1)

CHAPECOENSE: João Paulo; Matheus Ribeiro, Felipe Santana, Ignácio e Ezequiel (Foguinho); Alan Santos (Fernandinho), Anderson Leite e Lima; Felipe Silva (Ravanelli) (Anselmo Ramon), Fabinho (Geuvânio) e Perotti. Técnico: Jair Ventura.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Cantillo (Xavier) e Vitinho; Gustavo Silva (Adson) e Mateus Vital (Marquinhos); Jô. Técnico: Sylvinho.

Futebol