Topo

Scarpa dedica golaço de falta a personagem de romance "Os Miseráveis"

Scarpa, do Palmeiras, celebra gol contra o Bahia, em duelo no Allianz Parque, pelo Brasileiro 2021 - Marcello Zambrana/AGIF
Scarpa, do Palmeiras, celebra gol contra o Bahia, em duelo no Allianz Parque, pelo Brasileiro 2021 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/06/2021 21h24

O meia Gustavo Scarpa dedicou seu golaço de falta na noite de hoje (27), no duelo do Palmeiras contra o Bahia, pela sétima rodada do Brasileirão, ao personagem Jean Valjean, de "Os Miseráveis", clássico da literatura francesa escrito por Vitor Hugo.

"Um baita golaço para um baita personagem, Jean Valjean, de um baita livro: Os Miseráveis", afirmou Scarpa na saída para o intervalo.

Além das críticas literárias pelas quais é conhecido, o meia palmeirense também analisou o primeiro tempo da equipe - segundo ele, aquém do que se esperava: "Acho que o nosso primeiro tempo foi abaixo do que podemos apresentar. Tecnicamente foi ruim, mas temos que reconhecer o mérito da equipe deles também".

A respeito do gol marcado, Scarpa disse estar "feliz pra caramba. Quem acompanha o dia a dia sabe o quanto eu treino. É um fundamento que tento melhorar".

Valjean e "Os Miseráveis"

Jean Valjean, o inusitado homenageado após o gol palmeirense, é o personagem principal da obra de Vitor Hugo, com uma história de vida trágica.

Após perder os pais ainda pequeno e ter de ajudar a irmã mais velha, Valjean é pego roubando um pão para alimentar a família e acaba condenado a cinco anos de prisão, que, depois de fugas, aumentam para 19 anos de pena.

Em "Os Miseráveis", Valjean se soma às histórias de outros quatro personagens, todos pobres e vitimados pelas consequências da desigualdade social e miséria que assolavam a cidade de Paris no século 19.