Topo

Zé Roberto relata racismo no início da carreira: 'Era constrangedor'

Zé Roberto durante entrevista ao "The Noite" - Vídeo/Reprodução
Zé Roberto durante entrevista ao "The Noite" Imagem: Vídeo/Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/06/2021 18h38

O ex-jogador Zé Roberto relatou que sofreu racismo no início de sua carreira. Revelado pela Portuguesa em 1994, onde atuava como lateral esquerdo, o hoje comentarista contou que quando comprou o 'carro de seus sonhos', como o de seu ídolo Dener, foi parado muitas vezes pela polícia.

Zé Roberto, que defendeu o time paulista até 1996 - quando foi contratado pelo Real Madrid - disse que era difícil até mesmo usufruir de sua realização pessoal por conta do preconceito.

"Lembro que eu tinha comprado o meu carro dos sonhos, era uma Mitsubishi Eclipse porque o Dener, que era meu ídolo tinha. Infelizmente fiquei com ele muito pouco tempo porque, na época, minha esposa Luciana ainda morava na Zona Leste de São Paulo, onde eu morava antes. Eu tinha mudado para a Penha, perto da Portuguesa, com minha família", disse Zé Roberto em entrevista ao Resenha ESPN Digital.

"Eu atravessava a cidade para ir namorar depois do treino e, com o carro da época, chamava muito a atenção. Eu não vou nem contar quantas vezes fui parado pela polícia. Mão na cabeça, não sei o quê. Eu falei: 'quero paz, vou vender'. A gente ri hoje, mas era constrangedor. Imagina eu, que saí da periferia, não poder usufruir de uma realização por preconceito", completou.

Além da Portuguesa e do Real Madrid, Zé Roberto também jogou por Flamengo, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Santos, Hamburgo, Al-Gharafa, Grêmio, Palmeiras e seleção brasileira.