Topo

SBT vence Record, mas fica longe da Globo com goleada da seleção brasileira

Allan Simon

Do UOL, em São Paulo

17/06/2021 23h23

A segunda transmissão da Copa América no SBT não foi capaz de ameaçar a Globo em São Paulo. Na vitória do Brasil por 4 a 0 sobre o Peru, o canal sofreu também com a concorrência da Record no primeiro tempo, só assumiu a vice-liderança com folga na segunda etapa, mas conseguiu um índice de 12,1 pontos na média do período com bola rolando, de acordo com dados do Ibope aos quais o UOL Esporte teve acesso.

A Record marcou 9,8 pontos no mesmo horário, enquanto a Globo não teve problemas para manter a liderança com 24,5 exibindo sua grade normal com Jornal Nacional e a novela Império. Os dados são prévios do Ibope e podem sofrer alterações no consolidado que normalmente é divulgado no dia seguinte.

Na estreia do torneio, no último domingo (13) no horário das 18h, o SBT tinha conseguido 14 pontos de média em SP e chegou a encostar no Domingão do Faustão apresentado por Tiago Leifert, mas sem ultrapassar em momento algum. Cada ponto de audiência na região metropolitana de São Paulo equivale a 76.577 domicílios, ou ainda 205.377 espectadores, de acordo com a Kantar Ibope Media.

Na primeira etapa da partida de hoje, a novela da Record superou a audiência do jogo da seleção praticamente o tempo todo. O SBT, que começou a transmissão no pré-jogo com menos de 7 pontos, conseguiu melhorar os números, mas o desempenho não era suficiente para alcançar a vice-liderança. No máximo, a emissora de Silvio Santos atingia uma situação de empate técnico com a rival.

Apenas com o final do capítulo de "Gênesis" e o começo da reprise da novela "Topíssima" na Record é que a Copa América conseguiu a ultrapassagem e a estabilidade no segundo lugar. No começo do segundo tempo, o SBT já abria vantagem e marcava quase o dobro da audiência da emissora de Edir Macedo.

Em jogos noturnos exibidos em São Paulo, esse foi o terceiro melhor resultado do SBT desde a volta do futebol à grade, em 2020. O maior Ibope foi registrado no dia 12 de janeiro, quando Palmeiras 0 x 2 River Plate, pela semifinal da Libertadores 2020, marcou 19 pontos de média. O jogo de ida, uma semana antes, quando o time alviverde venceu por 3 a 0 e construiu a vantagem necessária para chegar à decisão, tinha conseguido 16 pontos.

Na temporada 2021, a maior média do SBT na Libertadores até agora em SP foi obtida com a vitória do Palmeiras sobre o Independiente del Valle por 2 a 0 no dia 11 de maio. Foram 10 pontos, única partida a atingir média de dois dígitos entre o público paulista na competição.

Transmissão manteve padrão da estreia

O produto entregue pelo SBT ao telespectador no geral foi de acordo com o padrão da estreia, na vitória por 3 a 0 sobre a Venezuela. O pré-jogo começou a cerca de 15 minutos de a bola rolar no Nilton Santos. O estúdio criado especialmente para a Copa América permitiu análises táticas de Mauro Beting e de lances polêmicos de arbitragem com Nadine Basttos.

Houve apenas alguns problemas com o áudio na segunda etapa, mas sem comprometer a transmissão como um todo. O Amarelinho, mascote do SBT criado há mais de 30 anos e repaginado para a volta da seleção à emissora, apareceu com novas animações, como "roendo as unhas" quando a seleção peruana chegou a levar um pouco de perigo no primeiro tempo.

Próximos jogos no SBT

A próxima missão do SBT também tende a ser difícil na Copa América. Com a seleção brasileira praticamente "desfilando" em uma fase de grupos que só elimina um participante de cada chave, o duelo contra a Colômbia pode virar um amistoso de luxo na próxima quarta-feira (23) às 21h (horário de Brasília).

Além da concorrência das novelas da Record, ainda haverá a estratégia da Globo, que já programou Jornal Nacional até 21h40, e um capítulo estendido da novela Império até 23h05. A seleção brasileira folga na próxima rodada da Copa América, marcada para o fim de semana, antes de enfrentar os colombianos.

Já a última partida da fase de grupos está marcada para um domingo às 18h, no duelo Brasil x Equador. O SBT chegou perto da Globo nesse dia e horário com a transmissão da partida de abertura da competição.

O mata-mata começa no dia 2 de julho, uma sexta-feira. Se o Brasil for primeiro colocado do Grupo A, vai jogar nesse dia às 21h. Caso avance com o segundo lugar, também entra em campo na sexta, mas às 18h. Os outros dois jogos das quartas de final acontecerão no sábado, dia 3, às 19h e às 22h, sempre pelo horário de Brasília.

Nas semifinais, os jogos serão em uma segunda-feira (5 de julho) às 20h e na terça seguinte (6) às 22h. A grande final da Copa América 2021 está marcada para o dia 10 do próximo mês, um sábado, às 21h.

Os canais Disney também estão exibindo a Copa América na TV paga, mas na totalidade, sempre com um jogo do dia na ESPN Brasil e o outro no Fox Sports.