PUBLICIDADE
Topo

UOL Esporte vê TV

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

SBT encosta na Globo em SP com estreia da Copa América em clima de anos 90

Transmissão da Copa América no SBT ganhou um novo cenário - Reprodução/SBT
Transmissão da Copa América no SBT ganhou um novo cenário Imagem: Reprodução/SBT

Allan Simon

Do UOL, em São Paulo

13/06/2021 20h23

Classificação e Jogos

A estreia da Copa América no SBT mostrou evolução no trabalho da emissora, ressuscitou elementos dos anos 1990, e alavancou os números do canal no Ibope em São Paulo hoje (13). De acordo com dados prévios obtidos pelo UOL Esporte, a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Venezuela marcou média arredondada de 14 pontos na região metropolitana, o que equivale a por volta de 2,8 milhões de espectadores.

Esse dado não foi suficiente, porém, para superar a Globo, que segurou a liderança com 16 pontos exibindo o Domingão do Faustão apresentado excepcionalmente por Tiago Leifert na edição de hoje, já que Fausto Silva teve um problema de saúde durante a semana e precisou ser internado com quadro de infecção urinária.

Mesmo assim, o SBT conseguiu números muito acima do que é normal para o domingo. O pico foi de 15,6 pontos já na reta final da partida, quando a Globo alcançava 18,4 pontos. A diferença chegou a ser de apenas um ponto por volta de 18h41, quando o SBT marcou 14,2 contra 15,2 da rival. Esses dados são prévios e estão sujeitos a correções do Ibope no consolidado que é divulgado na próxima semana.

Na semana passada, de 31 de maio a 6 de junho, de acordo com dados do Ibope, a maior audiência do SBT em São Paulo foi com o sorteio da Tele Sena, com 8 pontos no arredondado, seguido do programa Eliana e pelo Programa Silvio Santos.

Mesmo no futebol, ainda considerando a região metropolitana de São Paulo e contando apenas jogos da temporada 2021, o SBT só conseguiu dois dígitos de média em um jogo da Libertadores, na vitória do Palmeiras sobre o Independiente del Valle por 2 a 0 fora de casa no dia 11 de maio, quando o Ibope registrou 10 pontos. Cada ponto de audiência na Grande SP equivale a 76.577 domicílios, ou 205.377 espectadores.

SBT evoca anos 1990 e evolui em relação à Libertadores

Logo no início, a transmissão se mostrou disposta a resgatar elementos dos anos 1990, quando a emissora transmitia eventos como Copa do Mundo, Olimpíadas, Copa do Brasil, Copa Mercosul e Torneio Rio-São Paulo. A vinheta de abertura trouxe a "ficha" com narrador, comentaristas, jogo e local, como era feito naqueles tempos, mas com traços muito mais modernos.

O Amarelinho, mascote tradicional do futebol do SBT a partir da Copa do Mundo de 1990, na Itália, e que se consagrou na transmissão do tetra da seleção brasileira em 1994, nos EUA, também apareceu desde o começo ilustrando informações como a composição dos grupos da Copa América. Ele vibrou nos três gols da seleção brasileira e ainda "chorou" com a anulação de outro.

Houve um pré-jogo de quase meia hora, algo que na Libertadores não se vê no SBT. Apenas a final da última edição, realizada no Maracanã e disputada por dois times brasileiros (Palmeiras e Santos) foi exceção com uma cobertura mais ampla antes da partida. Após, porém, a emissora só deu tempo para uma entrevista rápida com Casemiro antes de entregar a grade para o sorteio da Tele Sena, como já ocorre na competição de clubes normalmente, sempre entregando rapidamente para o Programa do Ratinho.

Polêmicas da Copa América

Após as polêmicas vividas pela competição, que seria inicialmente sediada por Argentina e Colômbia, passou a ser apenas dos argentinos e, por fim, foi recebida pelo Brasil a poucos dias de seu início, o tom do SBT foi em defesa da realização do torneio.

O narrador Téo José citou as partidas internacionais já realizadas no país em 2021 em outras competições, como Libertadores e Sul-Americana. Durante o minuto de silêncio, citou as pessoas "que estão nos hospitais" em todo o Brasil.

No dia da abertura da Copa América sediada no Brasil, o consórcio de veículos de imprensa registrou 1.118 novas mortes causadas pela covid-19 e contabilizadas nas últimas 24 horas. O total de vítimas da pandemia chegou a 487.476. A média móvel nos últimos sete dias ficou em 1.997 mortes.

Geração oficial traz gráficos em inglês

Assim como acontece na Libertadores, na Copa Sul-Americana e na Recopa, a Conmebol ficou responsável por gerar as transmissões da Copa América. Mas houve uma diferença importante na abertura da competição de seleções: os gráficos apresentados na tela foram gerados em inglês. Justamente em um continente no qual os idiomas predominantes são o português e o espanhol.

Esse é um ponto que precisaria ser modificado para democratizar mais o acesso às informações tanto no SBT, que é uma emissora aberta e de abrangência nacional, como também nos canais Disney (ESPN e Fox Sports).

De modo geral, não houve referências na transmissão do SBT sobre a qualidade das imagens da Conmebol, algo bem comum na Globo. A emissora de Silvio Santos possui atualmente boas relações com a confederação sul-americana, já que transmite ainda a Libertadores.

Próximos jogos no SBT

A Copa América no SBT terá a próxima transmissão na quinta-feira (17) com o duelo Brasil x Peru, que será realizado a partir das 21h (horário de Brasília). Depois, a seleção de Tite voltará a campo no dia 23, uma quarta-feira, no mesmo horário, contra a Colômbia.

A emissora de Silvio Santos só confirmou exibições de jogos do Brasil até aqui. A última partida da fase de grupos está marcada para outro domingo às 18h, como hoje, na partida Brasil x Equador.

Os canais Disney estão exibindo a Copa América na TV paga em sua totalidade, sempre com um jogo do dia na ESPN Brasil e o outro no Fox Sports.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

UOL Esporte vê TV