Topo

ANÁLISE

SBT encosta na Globo em SP com estreia da Copa América em clima de anos 90

Transmissão da Copa América no SBT ganhou um novo cenário - Reprodução/SBT
Transmissão da Copa América no SBT ganhou um novo cenário Imagem: Reprodução/SBT

Allan Simon

Do UOL, em São Paulo

13/06/2021 20h23

A estreia da Copa América no SBT mostrou evolução no trabalho da emissora, ressuscitou elementos dos anos 1990, e alavancou os números do canal no Ibope em São Paulo hoje (13). De acordo com dados prévios obtidos pelo UOL Esporte, a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Venezuela marcou média arredondada de 14 pontos na região metropolitana, o que equivale a por volta de 2,8 milhões de espectadores.

Esse dado não foi suficiente, porém, para superar a Globo, que segurou a liderança com 16 pontos exibindo o Domingão do Faustão apresentado excepcionalmente por Tiago Leifert na edição de hoje, já que Fausto Silva teve um problema de saúde durante a semana e precisou ser internado com quadro de infecção urinária.

Mesmo assim, o SBT conseguiu números muito acima do que é normal para o domingo. O pico foi de 15,6 pontos já na reta final da partida, quando a Globo alcançava 18,4 pontos. A diferença chegou a ser de apenas um ponto por volta de 18h41, quando o SBT marcou 14,2 contra 15,2 da rival. Esses dados são prévios e estão sujeitos a correções do Ibope no consolidado que é divulgado na próxima semana.

Na semana passada, de 31 de maio a 6 de junho, de acordo com dados do Ibope, a maior audiência do SBT em São Paulo foi com o sorteio da Tele Sena, com 8 pontos no arredondado, seguido do programa Eliana e pelo Programa Silvio Santos.

Mesmo no futebol, ainda considerando a região metropolitana de São Paulo e contando apenas jogos da temporada 2021, o SBT só conseguiu dois dígitos de média em um jogo da Libertadores, na vitória do Palmeiras sobre o Independiente del Valle por 2 a 0 fora de casa no dia 11 de maio, quando o Ibope registrou 10 pontos. Cada ponto de audiência na Grande SP equivale a 76.577 domicílios, ou 205.377 espectadores.

SBT evoca anos 1990 e evolui em relação à Libertadores

Logo no início, a transmissão se mostrou disposta a resgatar elementos dos anos 1990, quando a emissora transmitia eventos como Copa do Mundo, Olimpíadas, Copa do Brasil, Copa Mercosul e Torneio Rio-São Paulo. A vinheta de abertura trouxe a "ficha" com narrador, comentaristas, jogo e local, como era feito naqueles tempos, mas com traços muito mais modernos.

O Amarelinho, mascote tradicional do futebol do SBT a partir da Copa do Mundo de 1990, na Itália, e que se consagrou na transmissão do tetra da seleção brasileira em 1994, nos EUA, também apareceu desde o começo ilustrando informações como a composição dos grupos da Copa América. Ele vibrou nos três gols da seleção brasileira e ainda "chorou" com a anulação de outro.

Houve um pré-jogo de quase meia hora, algo que na Libertadores não se vê no SBT. Apenas a final da última edição, realizada no Maracanã e disputada por dois times brasileiros (Palmeiras e Santos) foi exceção com uma cobertura mais ampla antes da partida. Após, porém, a emissora só deu tempo para uma entrevista rápida com Casemiro antes de entregar a grade para o sorteio da Tele Sena, como já ocorre na competição de clubes normalmente, sempre entregando rapidamente para o Programa do Ratinho.

Polêmicas da Copa América

Após as polêmicas vividas pela competição, que seria inicialmente sediada por Argentina e Colômbia, passou a ser apenas dos argentinos e, por fim, foi recebida pelo Brasil a poucos dias de seu início, o tom do SBT foi em defesa da realização do torneio.

O narrador Téo José citou as partidas internacionais já realizadas no país em 2021 em outras competições, como Libertadores e Sul-Americana. Durante o minuto de silêncio, citou as pessoas "que estão nos hospitais" em todo o Brasil.

No dia da abertura da Copa América sediada no Brasil, o consórcio de veículos de imprensa registrou 1.118 novas mortes causadas pela covid-19 e contabilizadas nas últimas 24 horas. O total de vítimas da pandemia chegou a 487.476. A média móvel nos últimos sete dias ficou em 1.997 mortes.

Geração oficial traz gráficos em inglês

Assim como acontece na Libertadores, na Copa Sul-Americana e na Recopa, a Conmebol ficou responsável por gerar as transmissões da Copa América. Mas houve uma diferença importante na abertura da competição de seleções: os gráficos apresentados na tela foram gerados em inglês. Justamente em um continente no qual os idiomas predominantes são o português e o espanhol.

Esse é um ponto que precisaria ser modificado para democratizar mais o acesso às informações tanto no SBT, que é uma emissora aberta e de abrangência nacional, como também nos canais Disney (ESPN e Fox Sports).

De modo geral, não houve referências na transmissão do SBT sobre a qualidade das imagens da Conmebol, algo bem comum na Globo. A emissora de Silvio Santos possui atualmente boas relações com a confederação sul-americana, já que transmite ainda a Libertadores.

Próximos jogos no SBT

A Copa América no SBT terá a próxima transmissão na quinta-feira (17) com o duelo Brasil x Peru, que será realizado a partir das 21h (horário de Brasília). Depois, a seleção de Tite voltará a campo no dia 23, uma quarta-feira, no mesmo horário, contra a Colômbia.

A emissora de Silvio Santos só confirmou exibições de jogos do Brasil até aqui. A última partida da fase de grupos está marcada para outro domingo às 18h, como hoje, na partida Brasil x Equador.

Os canais Disney estão exibindo a Copa América na TV paga em sua totalidade, sempre com um jogo do dia na ESPN Brasil e o outro no Fox Sports.