Topo

Eurocopa - 2021

República Tcheca vence Escócia com 'gol que Pelé não fez' do meio de campo

Patrick Schick chuta do meio de campo para marcar um golaço na vitória da República Tcheca contra a Escócia na Eurocopa - Ross Parker/SNS Group via Getty Images
Patrick Schick chuta do meio de campo para marcar um golaço na vitória da República Tcheca contra a Escócia na Eurocopa Imagem: Ross Parker/SNS Group via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/06/2021 11h29Atualizada em 14/06/2021 13h29

O atacante tcheco Patrick Schick fez o famoso "gol que Pelé não fez" na partida entre República Tcheca e Escócia, hoje, no Hampden Park, em Glasgow, na Escócia, pela Eurocopa. No fim, os tchecos venceram por 2 a 0, com dois gols de Schick.

A frase é usada para ilustrar um gol marcado do meio de campo, em referência ao lance que Pelé tentou na Copa do Mundo de 1970 contra a Tchecoslováquia. Na ocasião, o chute do camisa 10 brasileiro foi para fora.

Já na partida de hoje, aos sete minutos do segundo tempo, Schick viu que o goleiro da Escócia, Marshall, estava adiantado e chutou do meio do campo com a perna esquerda. A bola fez uma curva no ar, encobriu Marshall e estufou as redes da Escócia.

Veja o golaço Schick contra a Escócia:

Gol - Marc Atkins/Getty Images - Marc Atkins/Getty Images
David Marshall, goleiro da Escócia, se enrosca na rede após levar o gol do meio do campo
Imagem: Marc Atkins/Getty Images

O jogo

Foi o segundo gol de Schick na partida. No primeiro tempo, ele abriu o placar para a República Tcheca de cabeça após cruzamento de Coufal, aos 42 minutos, na melhor jogada de uma primeira etapa pouca inspiradora.

Já na etapa final, a partida melhorou, com chances para os dois lados. Além do golaço de Schick, a República Tcheca também criou perigo com Darida. Do lado escocês, Hendry acertou o travessão, enquanto o goleiro Vaclík salvou os tchecos no que seria um gol contra.

Na reta final do jogo, a Escócia ainda chegou mais vezes com perigo, mas não conseguiu nem diminuir o prejuízo no placar.

O grupo

A vitória deixa a República Tcheca na liderança do grupo D da Eurocopa, com três pontos, mesma pontuação da Inglaterra, que bateu a Croácia por 1 a 0 no primeiro jogo da chave - os tchecos levam vantagem no saldo de gols. Escócia e Croácia estão zeradas até aqui.

Próximos jogos

Na segunda rodada do grupo D, Croácia e República Tcheca se enfrentam no Hampden Park na próxima sexta-feira, mesmo dia de Inglaterra x Escócia, no Estádio Wembley, na Inglaterra.