Topo

Corinthians

História de Sylvinho pelo Corinthians volta a reencontrar o rival Palmeiras

Sylvinho recebe a camisa 6, sua numeração na época de jogador, das mãos do presidente Duilio Monteiro Alves  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Sylvinho recebe a camisa 6, sua numeração na época de jogador, das mãos do presidente Duilio Monteiro Alves Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

12/06/2021 04h00

Recém-chegado ao Corinthians para assumir o comando da equipe, o técnico Sylvinho tem uma longa história em Dérbis com a camisa do Timão. Como jogador, o ex-lateral disputou 21 clássicos contra o Palmeiras e os números demonstram um enorme equilíbrio. Hoje (12), às 19h (horário de Brasília), o dono da camisa 6 do Alvinegro na segunda metade da década de 1990 faz sua estreia no clássico como treinador.

Revelado no antigo Terrão do Parque São Jorge, Sylvinho teve sua primeira aparição nos profissionais do Corinthians em 1993, mas se firmou dois anos depois. Foi justamente na temporada 1995 que o lateral teve sua primeira aparição em um Dérbi (derrota, no Pacaembu, por 3 a 1). No entanto, ainda naquele primeiro semestre voltou a enfrentar o Palmeiras e foi titular nos dois jogos da final do Paulistão, vencido pelo Alvinegro restando apenas três minutos para o fim da prorrogação no segundo e decisivo jogo, com gol de Elivélton.

Se a primeira decisão contra o rival terminou com um título comemorado pelos corintianos até os dias de hoje, a última também ficou marcada na história do Dérbi. Sylvinho foi titular nos dois jogos da final do Paulistão de 1999, que ficou marcado pelas embaixadinhas de Edílson, a serviço do Timão. Naquela ocasião, o clube do Parque São Jorge venceu por 3 a 0 e levantou a taça após uma briga generalizada no gramado do Morumbi.

Apesar das glórias, o hoje treinador também estava em campo em um dos confrontos mais importantes da história do clássico. Também em 1999, pelas quartas de final da Copa Libertadores, o Palmeiras despachou o Corinthians da competição continental e teve caminho livre para conquistar o título e a consequente vaga no Mundial. Na noite do dia 12 de maio, o Alviverde perdeu no tempo normal, mas levou a classificação nos pênaltis, por 4 a 2. Sylvinho, inclusive, fez um dos gols do Timão.

Ao todo, o ex-lateral defendeu as cores do Corinthians em 21 edições do clássico. Foram seis vitórias e seis derrotas, com nove empates. Nos duelos, o Alvinegro marcou 35 gols em cima do seu rival e, curiosamente, também sofreu 35 gols — demonstrando um imenso equilíbrio entre eles.

Agora, o contexto é outro, o Corinthians vive um momento conturbado nos bastidores e aposta em Sylvinho para resgatar a auto-estima da equipe. Na última quarta, o Timão foi eliminado da Copa do Brasil e vai ao Allianz Parque pressionado por resultados. O mesmo acontece com o Palmeiras de Abel Ferreira, que deu adeus ao torneio nacional ao ser derrotado, em casa, para o CRB.

Hoje, às 19h, Palmeiras e Corinthians escrevem mais um capítulo da história de um dos clássicos mais tradicionais do futebol nacional e também na trajetória de Sylvinho pelo clube do Parque São Jorge. O Dérbi paulista é válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Corinthians