Topo

Copa do Brasil - 2021

Atlético-GO segura empate, derruba o Corinthians e avança na Copa do Brasil

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

09/06/2021 23h30

O Atlético-GO é mais um clube garantido nas oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite de hoje (9), o Dragão segurou o empate sem gols com o Corinthians no estádio Antônio Accioly e, como havia vencido o jogo de ida, em São Paulo, por 2 a 0, despachou o clube do Parque São Jorge e se classificou para a próxima fase do torneio mata-mata.

A partida foi marcada por um domínio do Corinthians no meio de campo, mas com poucas finalizações ao gol defendido por Fernando Miguel. Por conta da vantagem conquistada na semana passada, o Atlético-GO optou por manter uma postura defensiva, com um time compacto e, mesmo com o adversário tendo mais a posse de bola, sofreu pouco ao longo dos 90 minutos.

Garantido na próxima fase da Copa do Brasil, o Atlético-GO receberá uma premiação de R$ 2,7 milhões pela classificação e se junta a Santos, Bahia, CRB, São Paulo, Athletico-PR, Juazeirense, ABC, Fluminense e Vasco (equipes já classificadas para a fase oitavas de final). A próxima fase será disputada entre o fim de julho e o início do mês de agosto, e os confrontos serão definidos após sorteio na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Três dos quatro maiores campeões estão fora

A noite foi de derrubada de gigantes na Copa do Brasil. O Corinthians se junta ao arquirrival Palmeiras e ao Cruzeiro no grupo de eliminados na terceira fase do torneio. Esse é um trio que soma 13 títulos pelo torneio de mata-mata: seis para a Raposa, quatro para o Verdão e três para o Timão. São também três dos quatro maiores campeões —o Grêmio, que tem cinco títulos, joga amanhã (10) contra o Brasiliense.

Nathan domina a área

O zagueiro Nathan foi determinante para o resultado em Goiânia e a consequente classificação do Atlético-GO. O defensor se saiu bem nas bolas aéreas e afastou algumas das mais de 42 bolas cruzadas pelo Corinthians.

Zé Roberto fica apagado

Destaque do Dragão nas últimas partidas, o centroavante Zé Roberto sofreu com a forma como a partida se desenhou e ficou praticamente sem função, participando muito pouco do jogo. Com o Atlético-GO recuado, o jogador ficou isolado na frente e pouco tocou na bola.

Ambulância em campo

Uma cena preocupou a todos no estádio Antônio Accioly logo nos minutos iniciais da partida. O lateral Igor Cariús chocou a cabeça com Luan, foi ao chão e imediatamente atendido pelos médicos de Atlético-GO e Corinthians. Embora consciente, o jogador teve seu pescoço imobilizado, entrou na ambulância e foi encaminhado para um hospital da região para realizar exames.

Corinthians reclama e pede pênalti em Gabriel

O lance de jogo de maior repercussão no primeiro tempo foi protagonizado entre Gabriel e Willian Maranhão. Em uma cobrança de escanteio, a dupla foi dividir a bola, o volante do Timão trombou no adversário e Maranhão acertou o braço no rosto de seu oponente. Gabriel foi ao chão, reclamou de agressão, mas o árbitro potiguar Caio Max Augusto Vieira não viu a jogada. Como não há VAR na terceira fase da Copa do Brasil, a suposta agressão não pôde ser checada.

Sylvinho muda o time, mas Corinthians não finaliza

Na etapa final, o Corinthians se lançou ao ataque. O técnico Sylvinho colocou Mateus Vital, Adson, Jô, Léo Natel e Ramiro em campo, montou uma formação mais ofensiva, mas a equipe continuou demonstrando extrema dificuldade em furar o bloqueio defensivo do Atlético-GO. O time da casa se deu ao luxo de não contra-atacar e poupar fôlego para se defender.

Goianos e paulistas criticam a arbitragem

O segundo tempo do confronto foi marcado por nervosismo de ambos os lados. O Corinthians, que já havia reclamado de pênalti no primeiro tempo, recebeu três cartões amarelos na etapa final e ficou insatisfeito com as interrupções da arbitragem. O Atlético-GO não deixou por menos e também questionou bastante supostas inversões de faltas.

Próximos jogos

Classificado para a fase oitavas de final da Copa do Brasil, o Atlético-GO voltaria a campo na próxima segunda-feira (14) para enfrentar o Cuiabá, fora de casa, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas o jogo foi adiado por conta da realização da Copa América em território nacional. Neste momento, o próximo jogo do Dragão está agendado para quarta-feira (17), contra o Fortaleza, em Goiânia, pela quarta rodada.

Já o Corinthians joga no próximo sábado (12), contra seu arquirrival Palmeiras, no Allianz Parque, também pelo torneio nacional disputado em pontos corridos.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 0x0 CORINTHIANS

Competição: Copa do Brasil - 3ª fase (jogo de volta)

Data: 09/06/2021 (quarta-feira)

Horário: 21h30 (de Brasília)

Local: estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)

Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Lorival Candido das Flores (RN)

VAR: não há VAR nesta fase da Copa do Brasil

Cartões amarelos: Natanael e Pablo Dyego (Atlético-GO); Bruno Méndez, Ramiro, Raul Gustavo, Adson e Gabriel (Corinthians)

Cartões vermelhos: -

Gols: -

ATLÉTICO-GO: Fernando Miguel; Dudu, Nathan, Éder e Igor Cariús (Arthur Gomes) (Arnaldo); Willian Maranhão, Marlon Freitas, Ronald (Pablo Dyego) e João Paulo (Oliveira); Natanael e Zé Roberto (Lucão). Técnico: Eduardo Barroca.

CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez, João Victor (Ramiro), Gil e Lucas Piton; Roni, Gabriel (Adson) e Cantillo; Gustavo Mosquito (Léo Natel), Araos (Mateus Vital) e Luan (Jô). Técnico: Sylvinho.