Topo

Palmeiras

Elenco do Palmeiras "encurta" em semana de decisão e clássico

Abel Ferreira tem desfalques de sobra para montar o time do Palmeiras nesta semana - Cesar Greco/Agência Palmeiras
Abel Ferreira tem desfalques de sobra para montar o time do Palmeiras nesta semana Imagem: Cesar Greco/Agência Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

07/06/2021 04h00

O Palmeiras entra em uma semana decisiva com um elenco mais enfraquecido do que se imaginava. Entre lesões, diagnósticos de covid-19, recondicionamento físico e convocações para seleções, o Verdão terá que lidar com 12 desfalques.

O primeiro desafio será nesta quarta-feira (9), no Allianz Parque, contra o CRB, pela terceira fase da Copa do Brasil. O time joga pelo empate depois de ter vencido o jogo de ida. No sábado, o adversário é o Corinthians, novamente em seu estádio, no primeiro Dérbi do Campeonato Brasileiro.

Ontem (6), na vitória sobre a Chapecoense, o Palmeiras já precisou trabalhar com diversos problemas. E seu elenco encurtou após a lesão de Patrick de Paula e do diagnóstico de covid-19 do zagueiro Michel. Em compensação, Gabriel Menino deve reforçar o time após defender a seleção brasileira olímpica.

Os demais desfalques do Palmeiras contra a Chapecoense foram os seguintes: Weverton (seleção brasileira), Viña (seleção uruguaia), Gustavo Gómez (seleção paraguaia), Breno Lopes e Marcos Rocha (recondicionamento físico), Kuscevic (transição física), Danilo, Danilo Barbosa (contundidos), Alan Empereur (poupado) e Gabriel Verón (Covid-19).

Para a partida contra o CRB, Abel Ferreira não revelou se pretende preservar alguns jogadores. Um dos motivos é exatamente o tamanho do elenco no momento. A princípio, ele deve ter 20 jogadores à disposição.

"Apesar das dificuldades, eles são guerreiros e transformam as dificuldades em força. Vamos falar com o departamento de performance. Mas estamos aqui para buscar soluções, para assumir quando não ganhar. Vamos todos juntos buscar uma equipe competitiva para dar alegria aos torcedores e a nós próprios", disse Abel.

O elenco curto, inclusive, foi um dos responsáveis por moldar a ousada escalação do Palmeiras na vitória sobre a Chapecoense. Abel Ferreira escalou um time com três atacantes e apenas dois zagueiros. Felipe Melo foi para o banco de reservas, e o meio-campista teve dois jogadores de criatividade.

"Mesmo que eu quisesse jogar com três zagueiros, não conseguiria. Mas as minhas intenções não mudam em função do esquema tático. Posso jogar com dois, três ou quatro zagueiros, com dois ou três volantes. Os comportamentos são os mesmos", justificou o treinador.

Os jogadores que estão à disposição de Abel Ferreira

Goleiros: Jailson e Vinícius Silvestre
Laterais: Mayke, Victor Luís, Esteves e Gustavo Garcia
Zagueiros: Luan, Renan e Vanderlan
Meio-campistas: Felipe Melo, Gustavo Scarpa, Raphael Veiga, Zé Rafael, Lucas Lima e Fabinho
Atacantes: Rony, Luiz Adriano, Willian e Wesley

Palmeiras