Topo

Paulista - 2021

Em um novo momento de instabilidade, Corinthians de Mancini revê Palmeiras

Vagner Mancini durante a goleada sofrida para o Palmeiras, no Allianz, em janeiro deste ano  - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Vagner Mancini durante a goleada sofrida para o Palmeiras, no Allianz, em janeiro deste ano Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

16/05/2021 04h00

Há pouco menos de quatro meses, o Corinthians enfrentava o Palmeiras pelo segundo turno do Brasileirão e era goleado, por 4 a 0. A derrota foi motivo suficiente para a Fiel se revoltar nas redes sociais e pedir a demissão do técnico Vagner Mancini, que acabou permanecendo no clube. Hoje (16), às 16h, o treinador reencontra o adversário pela semifinal do Campeonato Paulista. Mais uma vez, o momento é de pressão.

Na reedição da final do ano passado, vencida pelo Alviverde, Corinthians e Palmeiras medem forças na Neo Química Arena. O duelo desta tarde acontece em jogo único e, por ter melhor campanha, o clube do Parque São Jorge possui o direito de decidir a vaga para a final em casa. O Dérbi pode garantir a permanência de Mancini no cargo ou ser determinante para uma troca no comando técnico do Timão.

O momento no Corinthians é de instabilidade. Na última quinta (13), o Alvinegro foi goleado pelo Peñarol e eliminado da Copa Sul-Americana de forma precoce, ainda na fase de grupos, e com duas rodadas de antecedência. O contestado futebol apresentado pela equipe, as dificuldades em encontrar soluções dentro do elenco e a insistência em jogadores mais experientes, mas que não estão dando resultado dentro de campo, incomodam a torcida.

É neste cenário que o Timão recebe o Palmeiras em um duelo decisivo. Uma vitória no Dérbi, além de garantir vaga na final do Campeonato Paulista pela 5ª temporada seguida, traria tranquilidade ao CT Joaquim Grava. Já um tropeço para o maior rival, dias depois de uma eliminação em um torneio continental, pode significar o fim da linha para Mancini e seus auxiliares.

O clube do Parque São Jorge não vence o Palmeiras há cinco jogos, entre eles a perda de um título nos pênaltis, e uma goleada na casa do rival (com Mancini no comando). Vencer o Alviverde e se garantir na decisão do Paulista teria um peso enorme para o Corinthians, que vive lidando com crises e busca uma reconstrução nos bastidores.