Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Palmeiras é o favorito ao título do Paulistão 2022

Dudu comemora gol marcado pelo Palmeiras contra o Novorizontino - Thiago Calil/AGIF
Dudu comemora gol marcado pelo Palmeiras contra o Novorizontino Imagem: Thiago Calil/AGIF

Colunista do UOL

25/01/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Campeonato Paulista de 2022 começou no último domingo (23) com a vitória do Palmeiras por 2 x 0 sobre o Novorizontino, em Novo Horizonte, em partida adiantada da 5ª rodada, já que o Verdão está na disputa do Mundial de Clubes da Fifa no início de fevereiro. E nesta terça-feira (25), a competição contará com os jogos da 1ª rodada, em sua estreia 'oficial'.

Com 16 participantes divididos em quatro grupos, o Paulistão seguirá com a mesma fórmula de disputa desde 2014, com os dois primeiros de cada grupo avançando para as quartas de final. Depois disso, os vencedores jogam no sistema de mata-mata até a final, que será disputada no dia 3 de abril.

Como o Estadual de São Paulo começa antes das disputas da fase de grupos da Copa Libertadores (6 de abril), do Brasileirão (10 de abril) e da 3ª fase da Copa do Brasil, onde entram os principais clubes (20 de abril), deveremos ter esse ano força máxima dos clubes em boa parte da competição, especialmente sem sua reta final.

O Palmeiras, que começou o campeonato com vitória e tem ainda três jogos antes da viagem para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, nos Emirados Árabes (joga nos dias 8 e 12 de fevereiro), deverá colocar em campo seu time titular para ganhar ritmo. Na volta, terá apenas a final da Recopa Sul-Americana contra o Athletico-PR (nos dias 23/2 e 3/3) entre a disputa do Paulistão.

Para o Corinthians e Bragantino, até o início do Brasileirão, o Paulistão será o único campeonato em disputa. Já Santos e São Paulo terão jogos únicos nas duas primeiras fases da Copa do Brasil. Mas que também não vão atrapalhar os planos das equipes no Estadual.

Nesse cenário, em as equipes deverão jogar com força máxima e sem disputar outros campeonatos importantes paralelamente, o Palmeiras larga como favorito. Atual bicampeão da Libertadores, 3º do último Brasileirão e vice no Estadual, o time de Abel Ferreira manteve praticamente todo seu elenco e ainda se reforçou com boas peças, como o zagueiro Murilo, os volantes Jaílson e Atuesta, o atacante Rafael Navarro e o goleiro Marcelo Lomba.

Time que vem com um grande entrosamento nessas últimas duas temporadas e com um padrão bem definido pelo técnico Abel Ferreira, o Palmeiras começa 2022 com um elenco bem acima dos rivais. O Corinthians, com a chegada de Paulinho, vem com um time forte, repleto de ex-jogadores de seleção, como Cássio, Fágner, Gil, Fábio Santos, Renato Augusto, Willian, Giuliano e Jô, mas todos já com idade avançada. Além disso, tem um treinador que ainda não conseguiu agradar e fazer o time render como esperado pela torcida. Mas pela qualidade do elenco, aparece como o segundo principal candidato ao título.

Já Santos e São Paulo que fizeram campanhas ruins no último Brasileirão, começam o ano atrás dos rivais. O Peixe, que manteve o técnico Fábio Carille, inicia o ano em uma situação um pouco mais delicada, já que não conseguiu se reforçar tanto (Ricardo Goulart foi o único grande nome) e perdeu algumas peças como Pará, Jean Mota, Raniel, Wagner Leonardo, Jandrei, Diego Tardelli e corre o risco de ficar ainda sem Marinho.

O São Paulo, de Rogério Ceni, trouxe jogadores rodados, como Nikão, Rafinha, Alisson, Jandrei e Patrick. Por outro lado, perdeu Orejuela, Bruno Alves, Liziero, Benítez, entre aqueles que mais jogavam, além de Pablo, que deverá ser negociado. Rogério Ceni terá o trabalho de praticamente montar um novo time e tentar recuperá-lo depois do segundo semestre ruim de 2021.

Vale lembrar que o Bragantino, finalista da Copa Sul-Americana de 2021 e 6º colocado no último Brasileirão, corre por fora nessa disputa.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL