Topo

Sem laboratório: Palmeiras também vai usar principais jogadores no Paulista

Abel Ferreira conversa com o elenco do Palmeiras durante treino - Cesar Greco/Palmeiras
Abel Ferreira conversa com o elenco do Palmeiras durante treino Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

03/01/2022 04h00

Vice-campeão paulista, o Alviverde não vai repetir 2021, quando fez do Estadual um "laboratório". Mesmo testando jogadores da base e reservas com menos espaço, e, por isso, sem ter tanto compromisso com o título, o clube chegou à final. Mas em 2022, a estratégia será outra.

O Palmeiras pretende escalar seus principais jogadores sempre que possível, confiando nas análises da comissão técnica e de seu Núcleo de Saúde e Performance (NSF). Os jogadores serão poupados apenas quando de fato houver indicativo científico para tal, com risco de lesão e necessidade de repouso. Mas quem estiver bem fisicamente vai a campo.

Desse modo, cai por terra a expectativa da torcida, que imaginava o Palmeiras jogando com um time de garotos reforçado pontualmente pelos principais jogadores do elenco.

A lista A de inscritos no torneio, com 26 nomes, será mesmo preenchida pelos jogadores do profissional. Os garotos da base ficarão na lista B. Apenas sete jogadores da lista B podem estar em campo simultaneamente em uma partida.

A lista B é ilimitada para atletas formados no clube que tenham entre 16 e 20 anos e que tenham vínculo há pelo menos 12 meses com a agremiação.

Clube conta com ajustes por parte da Federação Paulista

A decisão de manter os profissionais na lista A foi motivada pelo fato de o clube entender que, diferentemente da intertemporada 2020-2021, os jogadores passam por um período de descanso bem próximo do adequado na atual pré-temporada —turbinado também pela antecipação das férias dos principais jogadores do elenco após a conquista da Libertadores.

Existe também a confiança da diretoria de que o técnico Abel Ferreira terá habilidade para administrar o grupo. Assim mesmo, porém, o Palmeiras conta e precisa de alguns ajustes de calendário por parte da Federação Paulista.

Em fevereiro, por exemplo, se não houver alteração, o Palmeiras terá um jogo no dia 6, dois dias antes da estreia da equipe na semifinal do Mundial de Clubes, no dia 8, nos Emirados Árabes, contra o vencedor de Al Ahly (EGI) e Monterrey (MEX).

No dia 12, o Palmeiras fará a final ou jogará a disputa do terceiro lugar do Mundial, E no dia 13, já teria clássico com o Corinthians pelo Paulista.

O Palmeiras se reapresenta na Academia de Futebol no próximo dia 5, quarta-feira.