Topo

Copa Sul-Americana - 2021

Corinthians leva um baile do Peñarol e é eliminado da Copa Sul-Americana

Álvarez Martínez comemora gol do Peñarol sobre o Corinthians na Sul-Americana - Mariana Greif - Pool/Getty Images
Álvarez Martínez comemora gol do Peñarol sobre o Corinthians na Sul-Americana Imagem: Mariana Greif - Pool/Getty Images

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

13/05/2021 23h24

O Corinthians está eliminado da Copa Sul-Americana. Na noite desta quinta (13), o Timão visitou o Peñarol em Montevidéu e foi goleado por 4 a 0. Os uruguaios não tomaram conhecimento do Time B do Alvinegro e venceram com extrema facilidade, dominando a partida do início ao fim. Com o resultado, a equipe do Parque São Jorge apenas cumprirá tabela nos dois próximos jogos do torneio continental.

A equipe comandada por Vagner Mancini foi para o Uruguai precisando da vitória para se manter viva na competição. Apesar disso, o Corinthians optou por poupar seis titulares (Luan, João Victor, Jemerson, Gabriel, Ramiro e Fagner) e foi a campo com um time reserva. Enquanto isso, o Peñarol folgou no fim de semana e foi para a partida com sua formação principal.

O resultado foi um baile dos uruguaios no estádio Campeón del Siglo. O Corinthians chegou a acertar duas bolas na trave, uma com Roni e outra com Otero, mas não conseguiu combater o domínio carbonero em campo. No fim, a goleada por 4 a 0 até que saiu de bom tamanho visto o que foi apresentado em campo e a diferença técnica entre as duas equipes.

O Grupo E da Sula

Com a derrota, o Corinthians estacionou nos quatro pontos e viu o Peñarol chegar a 12 na chave. Como apenas o campeão do grupo avança para a fase oitavas de final, o Timão está eliminado. Ainda restam dois jogos, contra o Sport Huancayo e o River Plate — ambos na Neo Química Arena —, e a equipe apenas cumprirá tabela na competição.

Roni se salva no Corinthians

O Corinthians ficou perdido em campo e não conseguiu se impor diante do Peñarol. Coletivamente, a equipe estava sem entrosamento, o que trouxe consequências para o rendimento individual dos atletas. Apesar disso, o volante Roni conseguiu se salvar na partida, com boas chegadas ao ataque e bastante entrega na marcação no meio de campo.

Baile carbonero

O Corinthians não viu a cor da bola nos primeiros 20 minutos da partida. Acuado em seu campo de defesa, o Timão acompanhou os atacantes Facundo Torres e Álvarez Martínez tomarem conta da partida e definirem o resultado logo no começo do confronto. O primeiro gol foi de Martínez, de cabeça, após cobrança de escanteio. O goleiro Cássio chegou a encostar na bola e os corintianos reclamaram que ela não havia ultrapassado a linha, mas o árbitro Nestor Pitana validou a jogada.

O segundo gol nasceu em uma jogada rápida pelo lado direito do ataque do Peñarol. Facundo Torres passou pelos marcadores do Timão, invadiu a área e cruzou rasteiro para González chegar de carrinho e fazer o segundo. Os uruguaios poderiam ter feito mais dois ou três gols nos primeiros 45 minutos, mas pararam na trave, em Cássio e nos erros de finalização.

Peñarol muda o ritmo, mas mantém domínio

Mesmo com o time da casa diminuindo o ritmo na etapa final, o que se viu em campo foi a mesma superioridade uruguaia. Ainda com Torres e Martínez na partida, o Peñarol conseguiu o terceiro gol em jogada individual de Canobbio, que recebeu lançamento dentro da área, limpou o volante Camacho e bateu chapado, sem chances de defesa para Cássio.

O quarto gol foi um erro coletivo do Corinthians na linha de impedimento. Depois de um escanteio afastado pela zaga, o volante Mandaca — improvisado como lateral-direito - não saiu da área e deu condição para Facundo Torres receber passe após rebote e sair completamente livre na pequena área para dar números finais ao confronto.

Próximos desafios

Enquanto o Peñarol concentra forças na Sul-Americana e projeta o confronto de oitavas de final, o Corinthians volta as atenções para o Campeonato Paulista. No domingo, ainda sem horário e adversário definidos, o Timão decide uma vaga na final do estadual em jogo único. A partida acontecerá na Neo Química Arena já que a equipe tem — pelo menos neste momento — a melhor campanha do estadual.

FICHA TÉCNICA

PEÑAROL 4x0 CORINTHIANS

Competição: Copa Sul-Americana - Grupo E (4ª rodada)

Local: Campeón del Siglo, em Montevidéu (URU)

Data: 13/5/2021

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Nestor Pitana (ARG)

Assistentes: Juan Pablo Belatti (ARG) e Maximiliano del Yesso (ARG)

VAR: não há VAR nesta fase da Copa Sul-Americana

Cartões amarelos: Fábio Santos, Jô e Camacho (Corinthians); Piquerez e Canobbio (Peñarol)

Cartões vermelhos: -

Gols: Álvarez Martínez, aos 5' do 1º tempo (1-0); Álvarez Martínez, aos 13' do 1º tempo (2-0); Canobbio, aos 7' do 2º tempo (3-0); Álvarez Martínez, aos 23' do 2º tempo (4-0)

PEÑAROL: Dawson; Giovanni González (Valentín Rodríguez), Formiliano, Kagelmacher e Piquerez; Trindade, Gargano (Musto), Canobbio (Maxi Perreira) e Ceppelini; Facundo Torres (Oliveira) e Álvarez Martínez (Schiappacasse). Técnico: Mauricio Larriera

CORINTHIANS: Cássio; Mandaca, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Xavier (Otero), Camacho (Adson) e Roni; Gustavo Mosquito e Mateus Vital (Lucas Piton); Jô (Léo Natel). Técnico: Vagner Mancini.