Topo

São Paulo

Desesperado por títulos, São Paulo não prioriza Libertadores ao Paulistão

O técnico Hernán Crespo orienta o São Paulo em partida contra o Racing, na Argentina - Marcelo Endelli/Getty Images
O técnico Hernán Crespo orienta o São Paulo em partida contra o Racing, na Argentina Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

08/05/2021 04h00

O São Paulo de Hernán Crespo prioriza títulos, independentemente do que for mais vantajoso neste momento (financeiramente ou desportivamente). A comissão técnica, portanto, se dividirá entre a reta final do Paulistão e a fase de grupos da Libertadores, sem priorizar um dos dois.

O jejum de conquistas, que perdura desde 2012, quando foi campeão da Sul-Americana, é o que faz com que a equipe tenha como meta buscar quaisquer títulos nesta temporada — o Campeonato Paulista é uma das possibilidades, já que foi conquistado pela última vez em 2005.

Crespo, até agora, vinha priorizando a competição internacional em detrimento do torneio regional, mas planeja modificar a situação se chegar à fase decisiva de mata-mata do Estadual e já estiver classificado para as oitavas de final da Libertadores.

O Tricolor utilizou uma equipe considerada mista diante do Corinthians em jogo do Paulista. Na sequência, mandou os titulares a campo para enfrentar o Racing (ARG), pela fase de grupos da Copa Libertadores. O elenco conquistou dois empates consecutivos nos compromissos.

A situação deve ser modificada no futuro. Se o São Paulo garantir a classificação para as oitavas de final da competição continental, o Paulista se tornará a prioridade, sobretudo no mata-mata.

As quartas de final estão previstas para 14 de maio, e o São Paulo deve enfrentar a Ferroviária nesta etapa da competição. Sobre a situação do calendário, os clubes evitam discussões com as entidades organizadoras. As diretorias não entram em polêmicas com Federação Paulista de Futebol (FPF), Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Conmebol.

São Paulo