Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Champions: Manchester City e Chelsea farão 3ª final inglesa da história

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2021 18h12

Está definida a final da Liga dos Campeões 2020/21, em Istambul, na Turquia. Manchester City e Chelsea protagonizarão a decisão no dia 29 de maio, no Estádio Atatürk.

Pela terceira vez na história da competição da Uefa dois clubes ingleses farão a decisão, a primeira delas foi na temporada 2007/08 e a segunda em 2018/19.

Manchester United x Chelsea

Em 2008, os dois finalistas foram Manchester United e Chelsea. O vencedor do ano foram os Reds Devils, que eram comandados por ninguém menos do que Alex Ferguson. A partida terminou em 1 a 1 no tempo real e prorrogação, no Estádio Luiniki, em Moscou.

Nos pênaltis, o resultado por 6 a 5 deu o título para o Manchester United. Na ocasião, Cristiano Ronaldo perdeu sua cobrança, mas Terry e Anelka também não marcaram pelo Chelsea. Esta foi a terceira vez que o clube levantou a 'orelhuda'.

Liverpool x Tottenham

Já na segunda final inglesa da história, o Liverpool derrotou o Tottenham por 2 a 0. O confronto foi no Estadio Wanda Metropolitano, na Espanha.

Na ocasião, o jogo acabou no tempo normal para os comandados de Jurgen Klopp. Com gols de Salah e Origi, o time inglês conquistou seu sexto título da Champions.

Manchester City x Chelsea

Dos dois finalistas deste ano, o Manchester City fará uma participação inédita na final do torneio, afinal, nunca tiveram a oportunidade de chegar nesta fase da competição europeia.

Já o Chelsea terá sua terceira oportunidade na decisão. A primeira, como dito anteriormente, sofreu o revés contra o Manchester United, e a segunda levou a melhor contra o Bayern de Munique, em 2012, levantando a 'orelhuda' pela primeira e única vez.

As trajetórias dos finalistas

Comandados por Pep Guardiola, o Manchester City fez 16 pontos e terminou como líder de seu grupo. O aproveitamento foi de cinco vitórias e um empate. Nas oitavas de final, os ingleses deixaram o Borussia Mönchengladbach para trás e enfrentaram o Borussia Dortmund, que também não foram suficientes para bater De Bruyne e seus companheiros.

Na semifinal, o adversário da vez foi o Paris Saint-Germain. O jogo de ida terminou em 2 a 1 para o City e a volta 2 a 0, o que carimbou a vaga para a grande final na primeira vez em sua história.

Já o Chelsea, comandado por Thomas Tuchel terminou a fase de grupos com 14 pontos. Ao todo, foram quatro vitórias e dois empates. Nas oitavas de final, o time inglês deixou o Atlético de Madri para trás e enfrentou o Porto, nas quartas.

A semifinal foi contra o maior campeão do torneio, o Real Madrid. Após o empate no jogo de ida, o Chelsea venceu por 2 a 0 a volta e garantiu a vaga na final pela terceira vez em sua história.

Como Neymar ligou chance de ser melhor do mundo à Champions League

Você acha que Neymar vai conquistar, um dia, o título de melhor do mundo? A possibilidade existe, mas existe uma coisa no caminho: a Liga dos Campeões. O UOL Esporte Explica, com Domitila Becker, explica como a saída do Barcelona ligou, obrigatoriamente, a conquista da Champions a uma coroação do brasileiro como melhor do planeta. Veja:

Outros capítulos de UOL Esporte Explica:

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi publicado anteriormente, será a terceira final inglesa da história e não a segunda.