PUBLICIDADE
Topo

São Paulo

São Paulo fura defesa do Rentistas na Libertadores e vence a oitava seguida

Jogadores do São Paulo comemoram o gol de Pablo contra o Rentistas - MAURíCIO RUMMENS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do São Paulo comemoram o gol de Pablo contra o Rentistas Imagem: MAURíCIO RUMMENS/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

29/04/2021 22h55

Classificação e Jogos

O São Paulo venceu o Rentistas (URU) por 2 a 0 na noite de hoje (29), pela segunda rodada do Grupo E da Libertadores 2021. Pablo e Reinaldo fizeram os gols da partida disputada no Morumbi, diante de um adversário que apostou em uma marcação acirrada para buscar contra-ataques. É a oitava vitória consecutiva dos comandados de Crespo na temporada.

Com o resultado, o Tricolor ocupa a primeira colocação da chave, com seis pontos conquistados em duas partidas disputadas. O Rentistas é o terceiro do grupo, com um ponto apenas. O Racing (ARG), próximo adversário do time brasileiro na competição, é o vice-líder, com quatro pontos.

Quem foi bem: Dani Alves

Mais uma vez jogando pelo lado do gramado, Daniel Alves foi crucial para o São Paulo de Hernán Crespo. Ele deu assistência para Pablo marcar aos 37 minutos do primeiro tempo e sofreu falta em dividida com Agustín Acosta na etapa final, em lance que ocasionou a expulsão do jogador do Rentistas. Titular da posição contra Palmeiras, Sporting Cristal (PER) e Santo André, o jogador de 37 anos já se responsabilizou por outras duas assistências como ala. Ele deu passe para Pablo marcar contra o Palmeiras e para Vitor Bueno diante do Santo André.

Quem foi mal: Agustín Acosta

Acosta foi, sem dúvidas, o pior em campo na partida de hoje. O meio-campista entrou em campo como titular e, após cometer faltas bobas, foi expulso pela arbitragem aos 51 minutos, com uma infração sobre Daniel Alves. O lance atrapalhou a forma de atuar do visitante, que já estava em desvantagem no placar e bastante recuado no campo defensivo.

Pablo cresce com Crespo e vira artilheiro do São Paulo

Pablo cresceu sob o comando de Hernán Crespo em 2021. Escalado como centroavante titular pelo técnico, o atacante se tornou o artilheiro da equipe com mais um gol. Ele deixou a sua marca na vitória sobre o Rentistas, do Uruguai, no Morumbi e chegou ao quarto em nove partidas. O atleta de 28 anos já havia marcado contra Inter de Limeira, Santos e Palmeiras nesta temporada. O segundo colocado na lista de goleadores é o equatoriano Joao Rojas.

Atuação do São Paulo

O São Paulo manteve a forma de atuar sob o comando de Hernán Crespo. Com o mesmo esquema tático, utilizando três zagueiros, o time deteve a posse de bola e gozou de mais volume de jogo que o adversário. As triangulações pelos lados do campo foram a tônica do mandante no Morumbi. Daniel Alves se tornou a válvula de escape pelo lado direito do ataque. O lateral, inclusive, deu assistência para o gol de Pablo no primeiro tempo. A dupla formada por Martín Benítez e Liziero se destacou com a criação de jogadas por dentro e auxiliou Pablo nas conclusões. O Tricolor paulista ficou ainda mais tranquilo após a expulsão de Agustín Acosta, já no segundo tempo da partida.

Atuação do Rentistas

O modelo de jogo adotado por Martin Varini — 4-5-1 — deixou claro que os uruguaios atuaram com o intuito de evitar uma derrota no Morumbi. O técnico deixou o time recuado no campo de defesa e saindo em contra-ataques, com a velocidade de Facundo Peraza, Franco Pérez e Salomón Rodríguez. O trio, contudo, foi presa fácil para a marcação do mandante e nem sequer conseguiu criar jogadas de perigo contra o gol defendido por Tiago Volpi.

Cronologia do jogo

Daniel Alves aproveitou boa jogada coletiva do São Paulo pelo lado direito do ataque e encontrou Pablo livre de marcação. O atacante abriu o marcador aos 37 minutos do primeiro tempo.

Agustín Acosta foi expulso pelo árbitro Nicolas Gamboa (Chile) aos 51 minutos. O jogador cometeu falta em Dani Alves, recebeu o segundo cartão amarelo e foi para o vestiário mais cedo.

Igor Gomes tentou uma bicicleta aos 88 minutos, mas García usou o braço para fazer o corte. O árbitro Nicolas Gamboa (Chile) assinalou pênalti para o Tricolor paulista. Reinaldo cobrou a penalidade aos 89 minutos e garantiu o triunfo.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO X RENTISTAS
Motivo
: 2ª rodada do Grupo E da Libertadores
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 29 de abril de 2021 (quinta-feira)
Horário: às 21h (de Brasília)
Árbitro: Nicolas Gamboa (Chile)
Assistentes: Milciades Saldivar (Paraguai) e Luis Onieva (Paraguai)
Quarto árbitro: Eber Aquino (Paraguai)

Cartão amarelo: Reinaldo (São Paulo); Agustín Acosta, Francisco Duarte, Mario García (Rentistas)

Cartão vermelho: Agustín Acosta (Rentistas)

Gol(s): Pablo, aos 37 minutos (1-0); Reinaldo, aos 89 minutos (2-0)

São Paulo: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Bruno Alves; Dani Alves, Luan, Liziero (William), Martín Benítez (Joao Rojas) e Reinaldo; Luciano (Igor Gomes) e Pablo (Vitor Bueno). Técnico: Hernán Crespo.

Rentistas (URU): Nicolás Rossi; Guillermo Fratta, Joaquín Sosa, Lucas Morales e Francisco Duarte (Mario García); Rodales (Jonathan Urretaviscaya), Franco Pérez (Leandro Paiva), Agustín Acosta e Ramiro Cristóbal; Facundo Peraza (Emiliano Villar) e Salomón Rodríguez (Martín González). Técnico: Martín Varini.

São Paulo