PUBLICIDADE
Topo

Vasco

Artilheiro estrangeiro do Vasco no século, Cano está próximo de outra marca

Artilheiro estrangeiro do século no Vasco, Cano está a dois gols de virar maior artilheiro argentino da história do clube - Rafael Ribeiro / Vasco
Artilheiro estrangeiro do século no Vasco, Cano está a dois gols de virar maior artilheiro argentino da história do clube Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/04/2021 04h00

Classificação e Jogos

Com os dois gols anotados na vitória por 3 a 1 sobre o Resende, no último sábado (24), o atacante Germán Cano ultrapassou o sérvio Petkovic e tornou-se o maior artilheiro estrangeiro do Vasco no século 21. De quebra, ainda ficou bem próximo de atingir outro recorde: o de maior artilheiro argentino da história do clube.

Atualmente, Cano soma 29 gols com a camisa vascaína e está a apenas um de Alfredo González, que, entre 1940 e 1941, fez 30 gols pelo Cruz-Maltino. No próximo fim de semana, o Vasco enfrenta o Madureira pelas semifinais da Taça Rio e o jogador tem a chance de já alcançar esta meta.

O camisa 14 já é o quarto maior artilheiro geral do Vasco, ficando atrás também do vice-colocado, o paraguaio Silvio Parodi, que tem 37 gols, e o líder, o uruguaio Villadóniga, que tem 83 tentos em sua passagem pelo clube entre 1938 e 1942.

Após a vitória sobre o Resende, o feito de Germán Cano foi destacado pelo diretor-executivo de futebol vascaíno, Alexandre Pássaro, na corrente do vestiário. Na ocasião, todos os jogadores e integrantes da comissão técnica fizeram uma salva de palmas para o atacante.

Técnico da equipe, Marcelo fez uma série de elogios ao argentino depois do jogo:

"Fico muito feliz dele atingir essa marca porque é um profissional que vem trabalhando bastante, vem se doando bastante, se preparando muito bem. A nossa proposta de jogo faz a bola chegar muitas vezes para o Cano, e ele tem aproveitado as oportunidades."

O UOL Esporte entrou em contato com o sérvio Petkovic ontem (26) para comentar a marca atingida por Germán Cano, porém o ex-jogador e hoje é comentarista do SporTV disse estar de férias e não quis opinar sobre o assunto.

Quem é Alfredo González?

Alfredo González (destaque em vermelho): ex-jogador da década de 40 é maior artilheiro argentino da história do Vasco - Reprodução - Reprodução
Alfredo González (destaque em vermelho): ex-jogador da década de 40 é maior artilheiro argentino da história do Vasco
Imagem: Reprodução

Maior artilheiro argentino da história do Vasco até aqui com 30 gols, Alfredo González foi um ex-meia que surgiu no Talleres (ARG) em 1932 e que em 1938 defendeu o Boca Juniors (ARG).

Sua vinda ao Brasil se deu primeiramente ao Flamengo, quando sagrou-se campeão carioca, em 1939. Pelo Vasco, apesar do bom desempenho, o único título conquistado foi o Torneio Dr. Luiz Aranha, em 1940.

Em 1942, ainda passou pelo Botafogo, antes de se transferir para o Palmeiras, onde atuou por mais tempo no Brasil, entre 1943 e 1946, e conquistou quatro títulos, sendo o mais importante o Campeonato Paulista de 1944.

Quando se aposentou, Alfredo González tornou-se treinador e fez praticamente toda a sua carreira como técnico no futebol brasileiro, treinando clubes como Athletico-PR, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, entre outros.

No Bangu, ostenta o fato de ter sido o treinador do último clube campeão carioca diferente dos quatro considerados de maior investimento (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco).

Alfredo González não está mais vivo.

Os cinco maiores goleadores estrangeiros do Vasco

1º - Villadóniga (URU) - 83 gols - entre 1938 e 1942

2º - Silvio Parodi (PAR) - 37 gols - entre 1954 e 1955

3º - Alfredo González (ARG) - 30 gols - entre 1940 e 1941

4º Germán Cano (ARG) - 29 gols - de 2020 até aqui

5º - Petkovic (SER) - 28 gols - entre 2002 e 2004

Vasco