Topo

Flamengo encara Boavista por liderança e em ritmo de "chegada e partida"

Técnico Maurício Souza conversa com jogadores em treino antes de partida contra o Boavista - Alexandre Vidal / Flamengo
Técnico Maurício Souza conversa com jogadores em treino antes de partida contra o Boavista Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

27/03/2021 04h00

O Flamengo encara o Boavista, hoje (27), pelo Campeonato Carioca, em um jogo com gosto de "chegadas e partidas". Integrante do elenco principal, o atacante Gabigol foi relacionado e há a expectativa que faça a estreia na temporada. Ao mesmo tempo, o time "alternativo", que vem atuando neste início de Estadual, tenta voltar à liderança da competição e prepara a passagem de bastão à equipe de Rogério Ceni. O duelo será às 21h05, em Saquarema.

Um dos grandes nomes do atual elenco rubro-negro, Gabigol vai voltar um pouco mais cedo que o considerado time titular, que esteve em período de treinamento com Ceni e se integra ao restante do grupo na segunda-feira.

O movimento acontece após um pedido do camisa 9 e uma avaliação interna do clube, que liberou e relacionou o jogador para o duelo. O retorno, inclusive, abre o leque de opções do técnico Maurício Souza. Com Pedro lesionado, apenas o jovem Rodrigo Muniz, artilheiro da competição até aqui, estaria à disposição para o setor.

Assim, pode ser que Gabigol entre em campo pela primeira vez na temporada 2021. Após período de descanso, ao fim do Campeonato Brasileiro, o jogador se reapresentou no último dia 15 — dias antes, se envolveu em uma polêmica ao ser flagrado em um cassino clandestino em São Paulo em meio à pandemia de coronavírus.

Paralelamente a isso, a equipe "alternativa" do Flamengo ganha ares de despedida, após atuação nestas primeiras rodadas do Estadual. Sob o comando de Maurício Souza, do sub-20, o Rubro-Negro usou alguns nomes tidos como reserva e jovens da base, período em que teve quatro vitórias e uma derrota, chegando a 80% de aproveitamento.

A equipe da Gávea, com 12 pontos, chegou a ocupar a liderança ao fim da quinta rodada — com o triunfo no clássico com o Botafogo —, mas foi ultrapassado pelo Volta Redonda, que bateu o Fluminense ontem (26). Em caso de vitória hoje, o Fla assume a ponta novamente.

"O Rogério Ceni me deu toda liberdade para trabalhar com essa equipe alternativa no Campeonato Carioca. Tem sido um grande aprendizado para mim, uma experiência muito boa e tenho muito a agradecer ao Rogério por essa oportunidade de comandar a equipe", disse Maurício Souza, em entrevista ao SporTV.

Além de dar tempo para uma preparação para o grupo principal, estes primeiros jogos serviram também para observação da diretoria e comissão técnica. Com o orçamento um pouco mais limitado — um dos motivos alegados para que, por exemplo, não houvesse acordo com o lateral-direito Rafinha —, a ideia é que alguns jovens possam ganhar oportunidades ao longo da temporada.

FICHA TÉCNICA:

BOAVISTA x FLAMENGO
Competição
: Taça Guanabara - Campeonato Carioca
Local: Elcyr Resende, em Saquerema (RJ)
Data: 27 de março de 2021, sábado
Horário: 21h05 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Carlos Henrique Alves de Lima Filho

BOAVISTA: Klever; Caio, Douglas Pedroso, Elivelton e Jean; Jucilei, Fernando Bob, Ralph e Erick Flores (Jefferson Renan); Michel Douglas e Vitor Feijão. Técnico: Leandrão

FLAMENGO: Hugo Souza; Matheuzinho, Bruno Viana, Léo Pereira e Renê; Hugo Moura, João Gomes e Pepê; Vitinho, Michael e Gabriel Barbosa (Rodrigo Munis). Técnico: Mauricio Souza