Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que o Flamengo de Jorge Jesus foi melhor que o Palmeiras de Abel

Jorge Jesus, após o título do Flamengo na Recopa - Alexandre Vidal/Flamengo
Jorge Jesus, após o título do Flamengo na Recopa Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Durante o programa "Futebol na Veia", da ESPN Brasil dessa quinta-feira (25), a discussão entre o trabalho dos técnicos portugueses Jorge Jesus e Abel Ferreira, os últimos campeões da Libertadores por Flamengo e Palmeiras, respectivamente. Debate interessante e polêmico e bastante pertinente, afinal os times tiverem muitas semelhanças.

Primeiro com a chegada de um treinador português no meio de uma temporada, depois pelas conquistas quase parecidas: o Flamengo levou o Brasileirão e a Libertadores e o Palmeiras a Copa do Brasil e também a Libertadores. E ambos foram derrotados no Mundial de Clubes da Fifa.

Na minha opinião, o Flamengo de Jorge Jesus de 2019 foi superior ao Palmeiras de Abel Ferreira da temporada 2020. Além de ter conquistado um campeonato mais difícil e mais longo (o Brasileirão e ainda quebrando recordes), o rubro-negro alcançou números mais expressivos e apresentou um futebol mais envolvente, ofensivo e até certo ponto avassalador.

Mas o Palmeiras, apesar de não ter mostrado um futebol tão cativante, foi extremamente eficiente, ainda mais numa temporada atípica, durante uma pandemia. Em certo momento, chegou até a figurar como candidato também ao título do Brasileirão, e foi ainda campeão com o melhor ataque e a melhor defesa, além de ganhar o título da Copa do Brasil de forma invicta.

Entre os 4 principais campeonatos (Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial de Clubes), o Flamengo de Jorge Jesus de 2019 teve um aproveitamento de 76,7% contra 60,4% do Palmeiras de Abel de 2020. O rubro-negro, em 40 jogos, conseguiu 28 vitórias, 8 empates e 4 derrotas. O alviverde, com Abel, venceu 19, empatou 10 e perdeu 8 dos 37 jogos.

Em 40 jogos, o Flamengo de JJ marcou 87 gols (2,23 por partida) e sofreu 37 gols (0,93 por jogo). Já o Palmeiras marcou 57 gols em 37 jogos (1,54 gol por jogo) e levou 26 gols (0,70 por partida). Nesses números, o Palmeiras foi melhor apenas na defesa.

Outro comparativo, no time-base titular, acredito também que o Flamengo foi superior (9 x 2). Em negrito aqueles que eu acho que foram melhores nas 4 competições:
Diego Alves x Weverton
Rafinha
x Marcos Rocha
Rodrigo Caio x Gustavo Gómez
Pablo Marí x Luan
Filipe Luís x Viña
Willian Arão x Felipe Melo
Gerson x Gabriel Menino
Éverton Ribeiro x Zé Rafael
Arrascaeta x Raphael Veiga
Bruno Henrique x Rony
Gabigol x Luiz Adriano

No elenco geral, o Palmeiras, porém, se mostrou mais forte. Em alguns jogos, com sua equipe reserva, chegou a conseguir bons resultados no Brasileirão. No banco, contou com nomes como Mayke, Patrick de Paula, Danilo, Lucas Lima, Gustavo Scarpa, Willian, Wesley e Gabriel Veron. O Flamengo, com Jorge Jesus, praticamente jogou apenas com seus titulares na temporada, já que também não passou pelo problema da pandemia.

De acordo com as estatísticas do SofaScore, o Flamengo de JJ foi melhor também nas finalizações (média de 10,9 contra 9,8 do Palmeiras), nas finalizações certas (5,7 x 4,1), na pontaria (52% x 42%), nas grandes chances de gol criadas (3,2 x 2) e nas conversões das grandes chances criadas (48% x 39%). Além disso, teve mais posse de bola (62% x 51%), mais passes certos em média (410 x 342) e menos faltas cometidas (15,6 x 16,1). Já o Palmeiras foi melhores apenas nos desarmes, mas com números próximos (15,7 x 15,4), na porcentagem de passes certos (80% x 79%) e nos jogos sem sofrer gols (50% x 35%).

Flamengo com Jorge Jesus no Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial de Clubes em 2019:

Palmeiras com Abel Ferreira no Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e Mundial de Clubes em 2020:

Flamengo 2019 x Palmeiras 2020

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

Errata: este conteúdo foi atualizado
O Flamengo de Jorge Jesus teve oito empates em 2019, não nove.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL