Topo

Santos

Viagem, comunicado, incerteza e cancelamento: a semana conturbada do Santos

Ariel Holan comanda o Santos em treino no CT Rei Pelé - Ivan Storti/Santos FC
Ariel Holan comanda o Santos em treino no CT Rei Pelé Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Gabriela Brino

Colaboração para UOL, em Santos

24/03/2021 04h00

Assim que o Santos soube da suspensão da quinta rodada do Campeonato Paulista e do novo decreto na Baixada Santista, que o impede de treinar na região devido às medidas de restrição pela pandemia causada pelo coronavírus, o clube buscou alternativas para continuar realizando suas atividades, pois enfrentará o San Lorenzo (ARG), em 6 de abril, pela terceira fase preliminar da Copa Libertadores.

Para não interromper a preparação, a diretoria recorreu a um hotel em Atibaia, no interior do Estado de São Paulo, que oferecesse estrutura ao elenco e à comissão para treinos. O time viajou ontem (23) ao destino, mas não contava com uma decisão: a FPF (Federação Paulista de Futebol) remarcou a partida contra a Ponte Preta, pela quinta rodada do Paulistão, inicialmente para hoje (24), em Volta Redonda.

A informação chegou ao clube na noite da última segunda-feira (22), que reorganizou o elenco: parte iria para o jogo, outra parte para Atibaia. Porém, na manhã de ontem (23), pouco tempo antes de o Alvinegro praiano embarcar para a cidade paulista, a partida foi suspensa pela FPF.

Assim, o plano inicial voltaria a ser prioridade. Os jogadores escolhidos pelo treinador argentino Ariel Holan iriam para Atibaia e retornariam à Baixada Santista apenas no sábado (27), para folga.

Nova reviravolta

Na tarde de ontem (23), no entanto, a situação sofreu nova alteração. A FPF informou que o compromisso contra a Ponte ocorreria amanhã (25), às 21h, em São Januário, no Rio de Janeiro. A delegação santista soube da notícia ainda na estrada, a caminho do hotel. Naquele momento, segundo apurou o UOL Esporte, Ariel Holan e sua comissão se mostraram incomodados com as inúmeras alterações do calendário do Estadual.

A comissão técnica argentina definiu os jogadores que estavam no ônibus que iriam para o jogo no estádio vascaíno, além de outra parte do elenco que estava em Santos, no CT Rei Pelé, para todos se juntarem na cidade carioca.

Horas depois, outra reviravolta. A prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), proibiu jogos de clubes de outros Estados na capital no início da noite de ontem (24), ficando liberado apenas o Campeonato Carioca até a próxima sexta-feira (26). Com o decreto, a FPF cancelou novamente a partida diante da Ponte.

Até o momento, Ariel Holan manterá seus planos de passar a semana livre com o elenco em Atibaia para testar e observar os jogadores.

Comunicação entre FPF e Santos

Apesar das surpresas, a diretoria do Santos recebeu comunicado da Federação Paulista de Futebol sobre cada passo relacionado ao jogo válido pela quinta rodada do Estadual. O Peixe já previa, por exemplo, a possibilidade de a partida ocorrer na quinta-feira. Porém, vale frisar que os comunicados não tiveram espaço para debate, diferentemente do Palmeiras, que dialogou com a entidade para aceitar o duelo contra o São Bento, na noite de hoje (24), em Volta Redonda (RJ).

Santos