Topo

Prefeitura do Rio proíbe jogos de times de outros estados na capital

São Januário receberia partidas - Divulgação/CRVG
São Januário receberia partidas Imagem: Divulgação/CRVG

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/03/2021 19h58

A pretensão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação de Paulista de Futebol (FPF) de remanejarem jogos da Copa do Brasil e do Paulista para o Rio de Janeiro vai esbarrar em uma decisão da Prefeitura do Rio, que irá impedir os eventos.

O prefeito Eduardo Paes (DEM) proibiu a realização de jogos de equipes entre clubes de fora da capital no município, ficando liberado apenas o Carioca até a próxima sexta-feira (26). Ao UOL Esporte, a Prefeitura do Rio confirmou a medida.

"No momento em que o número de mortes provocadas pela covid-19 dispara em todo o país, a Prefeitura do Rio emprega todos os meios necessários para conter o Coronavírus e proteger vidas. Por isso, será proibida a realização de qualquer partida de futebol entre clubes de outros estados ou competições interestaduais no município, a partir desta quarta-feira (24/03). A decisão perdura até o término da validade do decreto nº 48.644, que institui novas medidas emergenciais para o enfrentamento à pandemia e que vai vigorar a partir da 00h do dia 26/03 até o dia 04/04", disse, em nota oficial.

Assim, os jogos Ponte Preta x Santos e Porto Velho (RO) e Ferroviário (CE), ambos marcados para quinta-feira em São Januário, estão mais do que ameaçados. O duelo alvinegro vale pelo Paulista, enquanto o confronto rondonienses e cearenses vale pela Copa do Brasil. Seriam clubes de três estados diferentes desembarcando na capital fluminense.

Com os estádios do Rio fechados por um período, os grandes clubes terão de colocar o pé na estrada para a sequência do Carioca. Sem o Maracanã, o Flamengo vai pegar o Boavista no Elcyr Resende, em Bacaxá, mesmo palco de Fluminense x Volta Redonda, e Nova Iguaçu x Botafogo.

O Vasco, por sua vez, vai encarar o Madureira no Estádio Los Larios, em Xerém. A outra rodada sem os campos da capital ainda não foi detalhada.

Os centros de treinamentos dos clubes, no entanto, seguem abertos e as equipes podem manter a sua rotina de trabalho durante este período de pausa dos jogos na capital. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde afirmou que "os jogadores poderão treinar em seus clubes".

Essa é a segunda vez em duas semanas em que as articulações de CBF e FPF são barradas de última hora numa metrópole do país. No dia 16, ambas as entidades tiveram de remodelar seu calendário de jogos depois de o governo de Minas Gerais proibir a disputa de partidas de clubes de outros estados em seu território. Entre os jogos adiados estava o confronto entre São Bento e Palmeiras, pelo Paulistão, que chegou a ser anunciado para Belo Horizonte, mas só vai ser disputado amanhã (24), em Volta Redonda (RJ).