Topo

Palmeiras

Lucas Lima vira líder no Palmeiras ao recusar folga e ganha pontos após gol

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

12/03/2021 04h00

Lucas Lima teria folga no Palmeiras entre os dias 22 de março e 1º de abril, mas escolheu recusar o período de descanso para seguir jogando. Enquanto uma parte do elenco já saiu em recesso, o contestado meia assumiu o papel de líder na vitória de ontem (11) sobre o São Caetano, por 3 a 0, pelo Campeonato Paulista.

Além de fazer o terceiro gol da noite, o camisa 20 começou pela primeira vez uma partida com a tarja de capitão no clube. Aos 30 anos, o armador liderou o time com garotos da base e muitos reservas.

"Estou muito feliz, não só por ser capitão, mas por jogar. Trabalhamos para isso, respeito os companheiros, quem está aqui quer ajudar e vencer. Fizemos história [com os três títulos na temporada passada], mas a cobrança é grande aqui e temos de vencer sempre. Feliz pelo gol, pela partida da equipe", afirmou.

Jogador do Palmeiras desde 2018, Lucas Lima convive com altos e baixos no clube e nunca se transformou naquilo que a torcida esperava quando foi anunciada sua chegada do Santos.

Com 165 jogos pelo Verdão, ele é o terceiro jogador do elenco com mais partidas pelo Alviverde, mas foi coadjuvante na maioria dos títulos que conquistou: Brasileiro (2018), Paulista (2020), Copa Libertadores (2020) e Copa do Brasil (2020).

Contra o São Caetano, participou da jogada da jogada do primeiro gol, deu a assistência para o segundo e ao todo cinco passes decisivos, de acordo com o SofaScore, site especializado em estatísticas. Ele errou apenas três dos 34 passes que tentou em toda a partida.

Ao se recusar a entrar no esquema de folgas, Lucas Lima ficará à disposição em todo o Campeonato Paulista. A comissão técnica de Abel Ferreira gostou da decisão do jogador.

"Todos tiveram a oportunidade de escolher. Fizemos dois grupos para cumprir com as regras do Paulista e ele estaria no segundo [de descanso]. Ele decidiu abdicar para competir um pouco mais, evoluir como jogador e ganhar oportunidades. Aceitamos e ele está aqui para ajudar", afirmou o auxiliar João Martins.

Palmeiras