Topo

Tiquinho Soares abre as portas para voltar ao Brasil: "Prioridade é jogar"

Tiquinho Soares em estreia pelo Tianjin Teda, da China - Reprodução/Sina
Tiquinho Soares em estreia pelo Tianjin Teda, da China Imagem: Reprodução/Sina

Bruno Andrade

Colunista do UOL, em Lisboa

07/03/2021 11h43

À espera de uma decisão oficial da Fifa para rescindir contrato com o Tianjin Teda, da China, Tiquinho Soares, que está sem receber salários desde que foi contratado (outubro de 2020), tem sido nas últimas semanas oferecido por intermediários para vários clubes no Brasil, como Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e Vasco.

Atualmente em Portugal, onde tem residência fixa no Porto, o atacante de 30 anos tem treinado sozinho para manter a forma física. Voltar ao país de origem, de onde saiu em 2014, está entre as opções cogitadas neste momento.

"A minha prioridade é jogar futebol, independentemente do local. Não escolho lugares, escolho jogar futebol. Este é o meu plano", revelou Tiquinho, em entrevista ao UOL Esporte, tendo recordado ainda a curta e decepcionante passagem de poucos meses pela Ásia.

"Não foi das melhores experiências que tive, fui sozinho, sem os meus familiares. Fiquei muito tempo sem sair do hotel, teve também o lance da quarentena assim que cheguei. Foi tudo muito novo. O ponto bom foi ter jogado futebol [sete jogos e dois gols]", completou.

No futebol português, o veterano atacante passou por Nacional e Vitória de Guimarães antes de fazer sucesso no Porto, entre 2016 e 2020, sendo campeão nacional em duas ocasiões (2017/18 e 2019/20). Vestir novamente a camisa azul e branca dos Dragões é uma ideia que agrada.

"Regressar? Olha, não teria problema algum. Ficaria muito feliz. Enquanto isso não acontece, sigo correndo atrás de outras oportunidades. Mas estou sempre acompanhando o meu antigo time. A Liga Portuguesa está realmente difícil [Sporting lidera com dez pontos de vantagem para o Porto]. Está sendo um bom campeonato, as equipes estão mais fortes. Tem também a Liga dos Campeões, que é um sonho para qualquer clube. O Porto está em boas condições de passar às quartas de final [venceu a Juventus por 2 a 1, em casa, no primeiro jogo das oitavas]. Vou torcer para que dê tudo certo", destacou.

No Brasil, vale lembrar, Tiquinho Soares, que foi revelado pelo Corinthians-AL, defendeu ainda América-RN, Sousa-PB, Cerâmica-RS, Veranópolis-RS, Pelotas-RS, Treze-PB e CSP-PB.