Topo

Destaque do Leeds, Raphinha recebe consulta do Manchester United

Raphinha tem se destacado na equipe comandada por Marcelo Bielsa - Peter Powell - Pool/Getty Images
Raphinha tem se destacado na equipe comandada por Marcelo Bielsa Imagem: Peter Powell - Pool/Getty Images

Bruno Andrade

Colunista do UOL, em Lisboa (POR)

06/03/2021 11h26

O Manchester United é o mais novo interessado na contratação de Raphinha. O UOL Esporte apurou que os Red Devils fizeram uma sondagem concreta pelo atacante do Leeds na semana passada, a fim de perceber detalhes e valores de uma eventual negociação.

Destaque do time comandado pelo argentino Marcelo Bielsa, o brasileiro, que também foi sondado recentemente pelo Liverpool, vai ser tema de reunião interna agora em março. Representante do jogador, o ex-craque luso-brasileiro Deco quer discutir com os dirigentes, entre eles o diretor esportivo Victor Horta, os contornos financeiros para avançar com uma transferência em junho.

Com 22 jogos oficias e cinco gols nesta temporada, Raphinha chegou ao Leeds em outubro de 2020, tendo sido contratado do Rennes, da França, num negócio de 22 milhões de euros (R$ 149 milhões, na cotação atual): 17 milhões de euros de imediato, com outros 5 milhões de euros adicionais (por metas atingidas). Assinou contrato até junho de 2024.

Na visão do Manchester United, cujo elenco atual conta já com dois brasileiros (o lateral-esquerdo Alex Telles e o volante Fred), o jovem atacante tem sido o "motor" do ataque do Leeds, que atualmente briga para ficar entre as dez melhores equipes da Premier League.

Aos 24 anos, Raphinha foi revelado pelo Avaí e passou a ganhar mais destaque em Portugal, onde defendeu Vitória de Guimarães e Sporting. Foi negociado com o futebol francês em 2019, a troco de quase 20 milhões de euros (pouco mais de R$ 90 milhões, na época).

Amizade com Bruno Fernandes

Referência hoje do Manchester United, o meia português Bruno Fernandes é dos dos melhores amigos de Raphinha, com quem mantém contato quase diário. Ambos jogaram juntos no Sporting, entre 2018 e 2019.