PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Grêmio precisa de placar raro na temporada para levar título sem pênaltis

Grêmio precisa de vitória por dois gols ou mais no domingo para levar título sem pênaltis - Fernando Alves/AGIF
Grêmio precisa de vitória por dois gols ou mais no domingo para levar título sem pênaltis Imagem: Fernando Alves/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

05/03/2021 04h00

Vencer o Palmeiras por dois gols de diferença. É isto que o Grêmio precisa, domingo (7), para conseguir o sexto título da Copa do Brasil. Ao longo da temporada, o time de Renato Portaluppi conseguiu fazer 13 placares assim, mas, desde novembro, a equipe não obteve o feito. A conta mostra que o cenário é raro quando o duelo é fora de casa: somente quatro vezes. O segundo duelo da decisão do mata-mata nacional será no Allianz Parque, às 18h (de Brasília).

O Grêmio tem 32 vitórias na temporada, sendo 13 delas por 2 a 0 ou mais. O placar é exatamente aquele necessário para reverter o cenário da final. Em percentual, significa dizer que o time gaúcho ganhou 40,6% das partidas com o escore que rende taça no domingo.

A lista inclui jogos do Gauchão de 2020, Copa Libertadores, Brasileirão e, claro, Copa do Brasil.

Os números, no entanto, mudam de figura quando o filtro fica mais específico. Ao olhar somente os jogos do Grêmio fora de casa, a quantidade de vezes que o time venceu por 2 a 0 ou mais despenca. Foram somente quatro partidas em uma lista de 30 duelos.

A equipe de Renato Gaúcho venceu América de Cali-COL, Caxias, Bahia e Guaraní-PAR por 2 a 0 longe da Arena do Grêmio. Nas outras nove vitórias como visitante na temporada, o placar foi mínimo — um gol de diferença.

O jogo mais recente vencido nesta condição, com placar de 2 a 0 ou mais, foi contra o Guaraní. Em Assunção, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, o Grêmio dominou o adversário e encaminhou classificação às quartas de final.

É verdade que a vitória mínima também serve ao Grêmio. Em caso de 1 a 0 ou qualquer outro escore com diferença de um gol, a disputa vai aos pênaltis.

O Grêmio chegou a Atibaia, no interior de São Paulo, ontem à tarde. A delegação fica hospedada em resort da cidade até sábado pela manhã, quando se desloca até a capital para o jogo de domingo.

Futebol