Topo

Vasco vê impedimento "incontestável" do Inter; confira vídeo e áudio do VAR

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/02/2021 13h22

O UOL Esporte teve acesso ao vídeo e aos áudios do VAR que foram enviados pela CBF ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e ao Vasco sobre o lance do gol de Rodrigo Dourado, na vitória por 2 a 0 do Internacional no último dia 14, que motivou o Cruzmaltino a entrar com um pedido de impugnação da partida em função de uma falha técnica do árbitro de vídeo na verificação de um suposto impedimento.

Analisando as imagens e os diálogos, o Vasco concluiu que houve um impedimento "incontestável". Na gravação, é possível ver (a partir de 4'08) que linhas são traçadas indicando a irregularidade do lance. Em seguida, um integrante da cabine do VAR diz: "Pode definir! É isso aí! Define! Define! Define!".

Na interpretação do Vasco, em tal momento se "mostra que as linhas do VAR foram aplicadas e confirmaram o impedimento, reconhecido inicialmente pelo árbitro de vídeo, que, em seguida, de maneira açodada e temerária, confirma o gol ilegal do Internacional".

Tal material será juntado na manifestação que o Cruzmaltino enviará ao STJD ainda hoje (25) e que servirá como elemento adicional ao processo de impugnação do jogo. O Vasco conta com uma vitória extracampo para evitar o quarto rebaixamento de sua história, já que em campo a equipe só não cairá para a Série B se vencer o Goiás hoje à noite e o Fortaleza perder do Fluminense, tirando nestes dois jogos um saldo de 12 gols em relação aos cearenses.

Vasco vê auxiliar apontando impedimento no diálogo com VAR

Imagem do dossiê do Vasco tenta mostrar que Rodrigo Dourado estaria em posição de impedimento no lance do primeiro gol do Inter - Reprodução - Reprodução
Nesta imagem se vê o posicionamento do auxiliar Danilo Ricardo Simon Manis no lance do gol de Dourado
Imagem: Reprodução

Outro trecho que chamou a atenção do Vasco após a análise das imagens é no momento 4'48", após o VAR dizer que o gol havia sido legal. Neste momento, há o seguinte diálogo:

"Deixa eu só fazer um comentário: Eu alertei sobre esse jogador que ele estava em posição...Faz a preventiva".

E em seguida uma pessoa responde:

"Tá bom, tá bom, Danilo".

Na interpretação do Vasco, "Danilo" seria Danilo Ricardo Simon Manis, o auxiliar (bandeirinha) que estava no lance. Ou seja, de acordo com o Cruzmaltino, Manis teria verificado impedimento de Rodrigo Dourado e feito tal alerta aos 4"48" do vídeo, após a validação do gol, o que geraria certo conflito sobre o argumento da "decisão de campo".

Em campo, entretanto, o auxiliar não levantou a bandeira indicando o impedimento.

Diálogo reforça a tese da sombra atrapalhando

Outro ponto de destaque no diálogo da cabine do VAR é o que confirma a tese de que a sombra no campo foi um fator que atrapalhou na execução das linhas de impedimento. A partir de 2'25" as linhas começam a ser traçadas e o que, aparentemente, parece ser o operador, diz: "A linha não está boa...A linha não ficou boa por causa da sombra que atrapalhou".

Mesmo com tal "imprevisto", o VAR segue seu trabalho até fixar uma linha, aos 4'08", que visualmente aponta um impedimento de Rodrigo Dourado, e na sequência um integrante da cabine diz: "Pode definir! É isso aí! Define! Define! Define!". Em seguida, um outro integrante da cabine rebate: "Deixa eu explicar: tecnicamente a linha não está boa"

Inter já se manifestou no STJD

Após o STJD abrir vista aos envolvidos, o Internacional já se manifestou esta semana sobre o pedido de impugnação do Vasco. Anteriormente, o clube já havia divulgado uma imagem gravada por seu departamento de comunicação — feita no ângulo contrário ao gravado pelo VAR — onde supostamente aponta a legalidade do lance. Vascaínos, porém, contestam a gravação, alegando que ele não pega o exato momento da batida na bola do cruzamento.

Confira abaixo os principais diálogos do VAR com o árbitro

"Acho que está um ombro à frente, hein Zé" - 1'00"

"O jogador que você vai ter que pôr a linha é esse primeiro aqui, ó" - a partir de 1'26"

"Flávio [árbitro de campo], lance bem ajustado. Segura aí, por favor" - 1'28"

"O primeiro ali que você vai ter que pôr a linha. Lá de cima. O primeiro de branco [Ricardo Graça]" - 1'35"

"Eu acho que não vai ter como a gente colocar a micro [câmera]..." / "Põe a micro! Põe a micro só pra gente ver!" - 1'36"

"Não pega [microcâmera não pega o lance]" - 1'45"

"Põe acima do gol" / "Não pega também. Não pega" - 1'53"

"É o 36 de branco (Graça) e o 13 de vermelho (Dourado)" - 2'07"

"Flávio, estamos procurando uma câmera para pegar os jogadores" - 2'14"

"Coloca o próximo e pode subir no ombro do 36" - 2'17"

Aos 2'25" eles começam a tentar traçar a linha, e o operador diz: "A linha não está boa...A linha não ficou boa por causa da sombra que atrapalhou".

Outro indaga: "Mas eu preciso pôr a linha, velho"

Operador: "A gente não tem a linha"

"Não tem como pôr a linha?"

Operador: "Não tem"

"Flavio, é o Tiago falando. Estamos com dificuldades técnicas no momento. Segura um pouquinho, por favor" - 2'49"

"Põe a linha onde der! Põe onde der, Paulo!" - 2'53"

Operador: "A linha está pegando a sombra do campo, entendeu? Não tem como" - 2'57"

A partir de 3'30" eles começam a definir uma linha

"Flavio, é a linha que não estamos conseguindo colocar, mas agora achou o momento certo de colocar a linha, tá bom?" - 3'44"

Árbitro explica aos jogadores - "É a linha que tinha sumido, mas agora apareceu. Eles vão colocar. Já vai sair a informação". - 3'53"

"Acho que vai ter que pôr um para trás. Vai dar impedido isso daí" - 4'00"

A partir de 4'08", com as linhas definidas e indicando impedimento, o árbitro de vídeo diz: "Pode definir! É isso! Define! Define! Define!".

"Deixa eu explicar: tecnicamente a linha não está boa" - 4'45"

"É muito difícil ajustar isso daqui"

"A decisão é do campo"

"Flávio, gol legal! Gol legal!" - 4'33"

Aos 4'35", árbitro informa aos jogadores que gol foi legal

"Deixa eu só fazer um comentário: Eu alertei sobre esse jogador que ele estava em posição...Faz a preventiva" - 4'48"

"Ta bom, ta bom, Danilo"

"Que você evita (edita?) isso..."

Veja nota oficial enviada pelo Vasco ao UOL Esporte

"O Club de Regatas Vasco da Gama confirma que recebeu, na noite desta terça-feira (23), material de áudio e vídeo do VAR referente à partida Vasco da Gama x Internacional, realizada no dia 14/02/2021, válida pela 36ª rodada do campeonato brasileiro de futebol.

O conteúdo audiovisual foi analisado pelos departamentos de Futebol, Jurídico e de Tecnologia do Clube. As imagens mostram de maneira incontestável a posição de impedimento do jogador Dourado do Internacional no lance em questão, prejudicando o Vasco da Gama de forma irreparável na partida. Mais ainda, mostra que as linhas do VAR foram aplicadas e confirmaram o impedimento, reconhecido inicialmente pelo árbitro de vídeo, que, em seguida, de maneira açodada e temerária, confirma o gol ilegal do Internacional.

Esse material fático e probatório será utilizado na manifestação jurídica do Vasco a ser entregue nesta quinta-feira (25/02) ao STJD, provando de maneira clara e objetiva o erro de direito contra o Vasco, cujo resultado não pode ser outro, além da impugnação da partida.

Na sua manifestação junto ao STJD hoje o Clube reforçará a solicitação do conteúdo do VAR anterior ao apito inicial (pré-jogo) que até o momento não foi disponibilizado".