Topo

Vasco

Vasco pede anulação de jogo ao STJD e fala em "igualdade de condições"

O árbitro Flávio Rodrigues analisa o VAR (árbitro de vídeo) durante a partida entre Vasco e Internacional, pelo Brasileirão 2020 - Max Peixoto/Estadão Conteúdo
O árbitro Flávio Rodrigues analisa o VAR (árbitro de vídeo) durante a partida entre Vasco e Internacional, pelo Brasileirão 2020 Imagem: Max Peixoto/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/02/2021 18h36

O Vasco apresentou hoje (16) seu pedido de impugnação da partida onde foi derrotado pelo Internacional por 2 a 0, em São Januário (RJ), no último domingo (14). Em nota oficial, o clube frisou a "igualdade de condições".

Ainda na noite de domingo (14), dia da derrota diante do Colorado, o presidente cruz-maltino, Jorge Salgado, entrou em contato com o secretário-geral da Confederação Brasileiro de Futebol (CBF,) Walter Feldman, e com o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, para manifestar seu repúdio e o interesse em anular o duelo.

Também no mesmo dia, a CBF emitiu nota oficial onde frisou que pedirá explicações à empresa responsável pela operação dos equipamentos do VAR. No entanto, no comunicado, a entidade destaca que o lance polêmico foi checado e não foi constatando nenhum erro claro da arbitragem de campo.

O motivo de tanta polêmica foi uma suposta falha técnica no equipamento de árbitro de vídeo que teria inviabilizado a verificação de um possível impedimento no gol de Rodrigo de Dourado.

O próprio jogador, na saída para o intervalo, disse ao Premiere que o árbitro teria alegado dificuldades do VAR na checagem do lance.

O episódio em si estará inserido em 18 ações do VAR contra o Vasco ao longo do Campeonato Brasileiro onde, segundo o clube, a maioria gerou interpretações duvidosas.

Inter realizou filmagem em "linha de impedimento"

Algo que também gerou insatisfação e estranheza no Vasco foi o fato de o VAR, antes do jogo, proibir a TV do clube de manter uma câmera na chamada "linha de impedimento", sob o argumento de que isso poderia gerar um conflito de imagens. Mesmo contrariado — já que isso nunca havia sido pedido antes no campeonato — o Cruz-Maltino acatou a determinação.

Ontem (15), porém, o Internacional divulgou uma gravação do gol de Rodrigo Dourado, feita pelo departamento de comunicação, do mesmo setor, situação que também gerou reclamação por parte do Vasco.

Com o resultado do último domingo, o Inter se manteve na liderança do Brasileirão e pode ser campeão caso vença o Flamengo, domingo (21), no Maracanã.

Já o Vasco vive situação desesperadora na zona do rebaixamento e está a um ponto do Bahia, 16º colocado. Caso perca para o Corinthians e o Tricolor baiano vença o Fortaleza na próxima rodada, o clube já estará rebaixado à Série B.

Veja a nota oficial do Vasco:

"O Club de Regatas Vasco da Gama, na forma do art. 84, II, do Código Brasileiro da Justiça Desportiva, apresentou, na tarde desta terça-feira (16/02), ao Superior Tribunal da Justiça Desportiva o pedido de Impugnação da partida entre CR Vasco da Gama x Internacional, ocorrida no último dia 14 de fevereiro de 2021, válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2020 (que se encerra em Fevereiro de 2021).

A Diretoria Administrativa do Clube, presidida por Jorge Salgado, reitera seu compromisso em garantir ao Vasco igualdade de condições ao Clube em todas as competições que participa, não tolerando mais, de forma omissa, qualquer eventual comportamento danoso ao CRVG".

Vasco