Topo

São Paulo

5 pontos que a torcida do São Paulo tem que se ligar após chegada de Crespo

Hernán Crespo, novo treinador do São Paulo, ainda não tem data definida para estreia pelo clube - Alejandro Pagni - Pool/Getty Image
Hernán Crespo, novo treinador do São Paulo, ainda não tem data definida para estreia pelo clube Imagem: Alejandro Pagni - Pool/Getty Image

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

17/02/2021 15h14

Hernán Crespo foi apresentado na tarde de hoje (17) como novo técnico do São Paulo. Em sua primeira entrevista no clube, ele deixou claro que não utilizará o Campeonato Paulista como um laboratório. O técnico, que assinou contrato por duas temporadas, reforçou que não teme a pressão por conquistas no Morumbi, evitou se posicionar sobre a utilização de um trio de veteranos do elenco — Daniel Alves, Juanfran e Hernanes — e disse conhecer a situação financeira do Tricolor paulista.

O UOL Esporte fez uma lista com os pontos mais relevantes deste começo de trabalho de Hernán Crespo no São Paulo. Ainda sem data para iniciar as atividades, o técnico tem uma série de pontos em seu cotidiano que já chamam a atenção do torcedor. A reportagem apresenta, abaixo, o que é mais curioso:

Paulista não será laboratório

O Campeonato Paulista, outrora fora dos planos dos grandes do estado, terá muita importância para o São Paulo em 2021. Esqueça a ideia de ver testes durante o Estadual. A comissão técnica planeja jogar o torneio para garantir a primeira colocação. A última conquista do clube na competição foi em 2005. De lá para cá, viu os rivais empilharem conquistas e até o modesto Ituano assegurar um título, em 2014.

A ausência de conquistas regionais faz com que Crespo valorize um possível troféu da competição que se inicia em 28 de fevereiro, com um jogo diante do Botafogo-SP, no Morumbi.

"Não há muitas opções. A pandemia nos deixou atados. A verdade, a situação real não tem pré-temporada, tempo. Me parece que pensar em provar jogadores no Paulistão não parece correto, por respeito ao Paulistão e ao São Paulo. O São Paulo tem que jogar para ganhar os torneios, vamos tentar conquistar a medida que se passe o tempo. Aqui não tem que provar nada, tem que confirmar, merecer, merecer estar no São Paulo. Primeiro, tem que merecer estar num lugar tão grande quanto o São Paulo. Depois, tem que merecer ganhar um campeonato do peso do Paulista. O São Paulo tem que pensar em chegar o mais longe possível", disse.

Veteranos têm futuro indefinido

Hernán Crespo se encontra com Juanfran e Daniel Alves no São Paulo - Divulgação/São Paulo - Divulgação/São Paulo
Hernán Crespo se encontra com Juanfran e Daniel Alves no São Paulo
Imagem: Divulgação/São Paulo

O futuro de três jogadores está em xeque no São Paulo. Juanfran, Dani Alves e Hernanes ainda não têm presença assegurada no Morumbi. Após a primeira entrevista coletiva de Crespo, seguem sem saber onde atuarão em 2021. O técnico foi bastante cauteloso ao responder sobre a situação do trio.

O espanhol tem contrato até 28 de fevereiro e não foi procurado ainda para estender a sua permanência. Daniel Alves tem compromisso por mais duas temporadas. Porém, por causa do elevado valor do salário, ainda é uma incógnita. O mesmo acontece com Hernanes, que tem contrato até o fim do ano e já cogitou deixar o clube por não render o que gostaria.

Ao ser questionado sobre os jogadores, Hernán Crespo foi cauteloso e disse que ainda não se decidiu: "Para mim, estava bem claro que os conheço bem. Não necessitam apresentação. Para um profissional do futebol, é muito fácil conhecê-lo. Qualquer ideia que tenha não me parece correta fazê-la hoje ou dizê-la ao público. A equipe tem possibilidade de títulos e pode chegar à fase de grupos da Libertadores. Qualquer decisão ou qualquer coisa que eu disser pode desequilibrar algo que não possa tocar. Nesse tranquilo, qualquer coisa que pensemos, falemos à diretoria, à comissão técnica. Eu tenho ideia, mas ainda não tomei uma decisão e tampouco me parece correto comunicá-la. Não há uma decisão tomada, mas falaria com os jogadores e não com a imprensa. Se tivesse tomado, não diria, com respeito ao momento atual".

Pressão por títulos não intimida

O jejum de títulos do São Paulo — o clube não conquista uma taça desde 2012, quando venceu a Copa Sul-Americana — e a consequente pressão por causa da ausência de taças não intimidam Hernán Crespo. O técnico de 45 anos se lembra dos tempos como jogador, quando esteve em River Plate, Inter de Milão, Chelsea e Milan, para citar que a pressão é um fator natural em sua passagem pelo futebol.

Em sua primeira entrevista coletiva, ele se manifestou sobre a pressão que sofrerá no Morumbi: "Como pensa em lidar com isso? As coisas são naturais, sou uma pessoa bastante calma. Eu joguei no River Plate, uma equipe grande da América do Sul. Toda a minha vida como jogador, eu convivi com a pressão. Minha ideia é fazer o mesmo como treinador e essa é uma grande oportunidade para mostrar mais uma vez esse desafio. Entendo as virtudes do plantel, os defeitos que pode ter. Tenho que apoiar em um grupo de trabalho que estará à altura do que significa ser a comissão técnica do São Paulo. Teremos um milhão de ideias, mas sem a colaboração dos jogadores, será impossível. Vi gente com gana de fazer coisas boas, isso me enche de alegria e entusiasmo".

Situação financeira é conhecida

O São Paulo vive uma temporada de contenção de despesas. Em crise financeira e com uma dívida que se aproxima dos R$ 600 milhões, a diretoria definiu um gasto de até R$ 37 milhões em reforços durante a temporada 2021. Crespo, portanto, não terá a possibilidade de contratar grandes nomes no mercado da bola. O cenário assusta o técnico? Aparentemente, não! Ele, inclusive, falou sobre o tema de forma bem humorada na coletiva: "É uma informação nova, me disseram que estava com dinheiro o São Paulo, que poderia comprar todo mundo", disse aos risos.

O bom-humor da entrevista coletiva evidencia que o técnico sabe o desafio que terá pela frente. A diretoria adotou a ideia de austeridade ao falar sobre os gastos de 2021. E esse foi um dos temas das incontáveis reuniões entre o departamento de futebol e a comissão técnica de Hernán Crespo.

O técnico já falou que não pretende contratar muitos reforços logo em sua chegada ao Morumbi: "Estamos falando com a diretoria e, seguramente, teremos um plantel de jogadores talentosos e isso requer muita calma. Falar de nomes próprios não têm sentido nesse momento. Temos que analisar e ter tempo, porque há um Brasileirão para terminar. Não serão inúmeros reforços".

"Seguramente, vamos avaliar isso. Não pode se esquecer nunca que a América do Sul é uma fábrica de talentos. Nos interessa muito ver o jogador crescendo em um nível individual. Vamos pelo simples, na vida nunca se deixa de aprender. Vamos com a decisão para o corpo técnico para que o clube melhore. Isso para mim é fundamental. Temos que ver como humano e como atletas de todas as formas. Todos queremos crescer e ver o São Paulo no lugar que a história indica. É um processo e uma metodologia que estamos em condições e com vontade de aplicá-las", acrescentou.

Estreia ainda é uma incógnita

Hernán Crespo (de branco ao centro) conversa com os jogadores do São Paulo - Reprodução/Twitter SPFC - Reprodução/Twitter SPFC
Hernán Crespo (de branco ao centro) conversa com os jogadores do São Paulo
Imagem: Reprodução/Twitter SPFC

A data para a estreia de Hernán Crespo como técnico do São Paulo ainda é uma incógnita. O certo é que ele não estará à frente da equipe contra o Palmeiras, na sexta-feira (19), em jogo adiado da 34ª rodada do Brasileirão. O UOL Esporte já havia adiantado que o argentino e os seus cinco assistentes necessitam de uma documentação para começar a trabalhar em terras estrangeiras. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a burocracia demanda um tempo um pouco maior.

O mais provável é que Crespo esteja à disposição para estrear pelo clube somente em 28 de fevereiro, quando o São Paulo fará a sua primeira partida pelo Paulistão diante do Botafogo-SP, no Morumbi.

Perguntado sobre o caso, o técnico Hernán Crespo confirmou a apuração da reportagem em entrevista coletiva: "O tempo depende de documentos de Argentina, Brasil, pandemia. Trataremos de trabalhar o mais rápido possível, mas dependemos das questões diplomáticas. Há questões que temos que esperar".

São Paulo