Topo

Grêmio

Renato Gaúcho precisa renovar para estar com Grêmio na final: "Depende"

Renato Gaúcho precisa prorrogar seu contrato para comandar o Grêmio na final - Fernando Alves/AGIF
Renato Gaúcho precisa prorrogar seu contrato para comandar o Grêmio na final Imagem: Fernando Alves/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/02/2021 04h00

Renato Gaúcho tem contrato com o Grêmio até o fim de fevereiro. Com a mudança de datas da final da Copa do Brasil, em razão da participação do Palmeiras no Mundial de Clubes, o treinador não teria vínculo vigente no jogo de volta do torneio de mata-mata.

Dessa forma, o treinador precisa renovar para comandar o time na decisão. O técnico mais longevo do futebol brasileiro, entretanto, ainda não definiu o futuro e planeja pensar na questão mais tarde.

Renato e o Grêmio viveram uma temporada de idas e vindas. O treinador já chegou a viver um clima de "fim de ciclo", mas também já esteve inclinado a prorrogar mais uma vez seu contrato.

Atualmente, o vínculo vai até 28 de fevereiro, encerrando-se pouco após a conclusão da temporada. Mas precisará ser ajustado ou renovado para que ele comande o time na competição da qual fez parte até agora. As finais ocorrem nos dias 28 de fevereiro e 7 de março.

O assunto, porém, ainda não será tratado. O treinador guarda uma conversa sobre a prorrogação para mais adiante.

"Não gosto de falar sobre meu futuro. Vocês conhecem o andamento da coisa. Tenho uma amizade muito grande com o presidente Romildo (Bolzan Júnior). Na hora certa vou sentar e conversar com ele, em três ou cinco minutos a gente resolve. Para ficar ou sair, isso depende. Mas não quero conversar sobre isso agora. Minha cabeça está totalmente voltada para o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil", disse o treinador.

O Grêmio quer que Renato prorrogue seu vínculo não apenas para a final da Copa do Brasil, mas pelo restante da temporada. As conversas tomarão os próximos dias, junto com ajustes na equipe, que oscila bastante no Brasileiro e ontem (31) empatou com o Coritiba fora de casa.

"Algumas coisas a gente tem de corrigir, a gente sabe disso. Mas foi o que eu falei, em público não vou falar. Vou falar com meu grupo, entre quatro paredes. Mostro na sala de vídeo o que a gente fez de certo, o que a gente tem errado, depois a gente vai para a prática no campo. Não adianta ficar falando aqui no que o Grêmio precisa melhorar e o que não precisa melhorar. O que a gente precisa melhorar eu sei. A partir do momento em que eu exponho um jogador, vocês vão falar que o treinador expôs o jogador dele. Então eu sei no que a gente precisa melhorar", sentenciou Portaluppi.

O Tricolor irá enfrentar o Santos na próxima quarta-feira, em Porto Alegre. O duelo terá início às 16h (horário de Brasília).

Grêmio