Topo

Jean Pyerre perde pênalti, e Grêmio fica apenas no empate com o Coritiba

Do UOL, em São Paulo

31/01/2021 18h11

Em uma rodada recheada de desfalques para as duas equipes, Coritiba e Grêmio empataram na tarde de hoje (31), no Couto Pereira, em Curitiba, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Gaúcho chegou a abrir o placar, mas desperdiçou um pênalti com Jean Pyerre e viu a vitória escapar pelas mãos ao ver o goleiro Wilson decidir para o Coritiba. O experiente de 37 anos foi quem anotou o gol de empate do Coxa e defendeu o pênalti.

O resultado, porém, não ajuda a situação de nenhum dos times na competição. O Coritiba segue lutando contra o seu sexto rebaixamento, ocupando a 19ª posição, com apenas 27 pontos. Já o Grêmio, não vence há seis rodadas - quatro empates e duas derrotas— e se mantém distante da briga pelo título. Agora, é apenas o 5º colocado com 54 pontos.

Restando cinco rodadas para o fim do Brasileirão,o Coritiba enfrenta o Fortaleza no Castelão, na próxima quinta-feira (4), enquanto o Grêmio pega o Santos na Arena, na quarta (3).

O pior: Sarrafiore

Emprestado pelo Internacional, Sarrafiore foi escolhido para iniciar o jogo entre os titulares e atuar aberto pela direita do ataque. No entanto, o atacante argentino quase não apareceu na partida e, para piorar, se machucou aos 34 minutos da primeira etapa. Terminou carregado pela maca e substituído por Cerutti.

Coritiba anestesiado

Precisando de uma vitória para manter as esperanças de seguir na Série A do Brasileirão, o Coritiba não conseguiu propor o jogo contra o Grêmio nos 45 minutos iniciais. Com uma formação mais defensiva com três volantes no meio - Jonathan, Nathan Silva e Hugo Moura -, o Coxa foi dominado pelo adversário. Teve somente 37.55% de posse de bola e pouco assustou o goleiro Paulo Victor. Na segunda etapa, com as modificações - sobretudo com a entrada de Rafinha - o time alviverde conseguiu igualar o placar e evitar a derrota.

Grêmio: etapas distintas

Em um primeiro tempo com grande superioridade, o Grêmio abusou da troca de passes e balançou as redes, aos 19 minutos, em jogada de bola parada, abriu o placar com um gol de cabeça anotado pelo zagueiro Paulo Miranda. O Tricolor Gaúcho teve chances de ampliar o placar ainda na primeira etapa com as boas movimentações de Jean Pyerre, mas sofreu o castigo na segunda etapa - quando caiu de produção e viu seu principal jogador desperdiçar um pênalti e o Coritiba empatar.

Castigo para Renato Gaúcho

No dia em que completou 400 jogos no comando do Grêmio, Renato Gaúcho não conseguir fazer o time reagir no Brasileirão. Em sua terceira passagem pelo Tricolor, ele é quem mais comandou o clube na história - está no cargo desde setembro de 2016. No clube, ele conquistou sete títulos como treinador: uma Copa Libertadores (2017), uma Recopa Sul-Americana (2018), uma Copa do Brasil (2016), três Campeonatos Gaúchos (2018, 2019 e 2020) e uma Recopa Gaúcha (2019).

Dia do aniversariante

Aniversariante do dia, o goleiro Wilson foi quem roubou a cena na tarde de hoje (31). Foi das mãos e dos pés do goleiro que o Coritiba evitou mais uma derrota na competição. Primeiro, foi ele quem marcou o gol de empate ao converter o pênalti sofrido por Rafinha. Já no fim do jogo, aos 44 minutos, defendeu o pênalti cobrado por Jean Pyerre.

Comemoração inusitada

Paulo Miranda, autor do gol do Grêmio, protagonizou uma comemoração inusitada. Depois de balançar as redes, de cabeça, o defensor comemorou lutando boxe em uma referência à briga que ocorreu no Gre-Nal, do dia 13 de março do ano passado, que terminou com oito expulsos, na Copa Libertadores. Paulo Miranda foi um dos oito jogadores expulsos depois de trocar socos com vários jogadores do Colorado.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA 1 X 1 GRÊMIO

Data: 31 de janeiro de 2021, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (33ª rodada)
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Arbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo
Auxiliares: Marcelo Van Gasse e Luiz Alberto Andrini Nogueira
VAR: José Claudio Rocha Filho
Cartões amarelos: Neílton, Rafinha (COR); Darlan, Cortez, David Braz (GRE)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Paulo Miranda, do Grêmio, aos 19'/1T (0-1); Wilson, do Coritiba, aos 27'/2T (1-1)

CORITIBA: Wilson; Natanael, Nathan Ribeiro, Henrique Vermudt (Rhodolfo, aos 28'/2T) e Jonathan; Hugo Moura (Rafinha, intervalo), Nathan Silva, Matheus Galdezani e Sarrafiore (Cerutti, aos 34/1T); Neilton (Yan Sasse, aos 37'/T) e Nathan (Ricardo Oliveira, intervalo). Técnico: Gustavo Morínigo.

GRÊMIO: Paulo Victor; Vanderson (Guilherme Azevedo, aos 33'/2T), Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Thaciano (Rodrigues, aos 43'/T), Darlan (Pinares, aos 33'/2T), Alisson, Jean Pyerre e Ferreira (Everton, aos 17'/2T); Isaque (Luiz Fernando, aos 17'/2T). Técnico: Renato Gaúcho.