Topo

OPINIÃO

Mauro: "Legal que o Cuca monte uma equipe com forma diferente de jogar"

Do UOL, em São Paulo

11/01/2021 20h08

O Santos venceu o clássico diante do São Paulo, mesmo com o técnico Cuca escalando um time reserva, e volta a campo na quarta-feira, na Vila Belmiro, para decidir com o Boca Juniors uma vaga na final da Copa Libertadores, com a necessidade de vencer após o empate em Buenos Aires, mas com a motivação da vitória sobre o líder do Brasileirão.

No podcast Posse de Bola #90, Mauro Cezar Pereira analisa o trabalho do técnico Cuca e elogia a forma com a qual ele faz o Santos jogar, com uma variação em relação ao modelo do título brasileiro conquistado pelo treinador com o Palmeiras, em 2016, chamado pelo jornalista de 'Cucabol''

"Acho que já no Santos, na passagem anterior, ele já fez um trabalho diferente do que era no Palmeiras. Não era crítica à forma de jogar, era só uma constatação. O time do Palmeiras era o time do lateral na área, o Cucabol não era só lateral na área, era um conceito de jogo, defesa muito forte, fechada, muita bola no Gabriel Jesus, muito lateral na área, ou seja, um jogo duro, um jogo meio engessado, mas eficiente no futebol que se joga aqui. E ganhou legitimamente o Campeonato Brasileiro", diz Mauro Cezar.

"Já elogiei o Cuca outras vezes, em 2018, e esse ano também, que ele tem feito um trabalho diferente, de fato, e ontem ele foi bem astuto, ele conseguiu fazer uso dos jogadores titulares e reservas de forma inteligente, e conseguiu uma vitória improvável, lembrando que com os reservas o Santos perdeu para o Flamengo do Ceni de 4 a 1 e o São Paulo não conseguiu ganhar, perdeu", completa.

O jornalista cita o bom momento de Cuca pontua a capacidade do técnico de fazer com que seu time tenha repertório para jogar conforme a necessidade, tendo jogado atacando o Flamengo no primeiro turno e explorando contra-ataques em outras partidas.

"Acho que é uma boa fase dele, acho que ele fez um trabalho legal, acho legal que ele consiga montar uma equipe diferente na forma de jogar, que não seja um técnico que só monte as equipes do mesmo jeito. E até elogiei ele muito no jogo que ele perdeu para o Flamengo de 1 a 0, lá no primeiro turno, quando o Flamengo era treinado pelo Dome, e ele foi para cima do Flamengo, teve dois gols anulados com interferência do VAR, e criou várias chances, finalizou mais, tomou um gol de contra-ataque", diz Mauro Cezar.

"É uma boa temporada do Cuca, bom que ele consiga fazer um trabalho diferente do que era há 4, 5 anos com o Palmeiras, e tem aí a chance de classificar na Libertadores. Quarta-feira define a vida dele e com jogadores acho que bem descansados e com muita moral, porque venceu o líder do campeonato fora de casa, com o time reserva boa parte dos 90 minutos, isso aí evidentemente, ao contrário do River, que chega para jogar com o Palmeiras com os pneus arriados, o Santos ao contrário", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.