Topo

João Paulo se redime e decisão contra o Boca pode sacramentar sua redenção

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

11/01/2021 04h00

A vitória do Santos no clássico contra o São Paulo por 1 a 0 serviu para o goleiro João Paulo se redimir de um dos piores jogos de sua carreira. Antes de ser o melhor em campo no Morumbi, ontem (10), o goleiro havia saído de campo com a cabeça baixa em sua última oportunidade como titular —na goleada sofrida para o Flamengo por 4 a 1, pela 25ª rodada do Brasileiro, quando Cuca também poupou os titulares visando a Copa Libertadores.

Sem ritmo de jogo, o goleiro falhou em diversos lances no Maracanã, e viu John se firmar de vez como titular da meta santista. Na ocasião, João Paulo foi inseguro na saída de bola, cometeu pênalti e errou, pelo menos, em mais três lances capitais da partida.

Depois disso, não teve outra oportunidade para atuar. Como John foi testado positivo para a Covid-19 em Buenos Aires, João Paulo voltou ao gol contra o São Paulo e também será titular na decisão contra o Bocas Juniors, da Argentina, na próxima quarta-feira, pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores.

Caso repita a atuação do clássico, João Paulo pode sacramentar sua redenção e ameaçar de vez a vaga de titular de John. A temporada 2020/21 também ficou marcada na Vila Belmiro pela revelação de dois goleiros. Após o clássico, Cuca falou sobre a disputa no gol santista. Ele aproveitou o momento dos goleiros para exaltar o elenco alvinegro.

Do mesmo tempo que perdemos o João Paulo para a Covid, perdemos o John e voltou o João. São coisas de Deus, conversei com o João. Estava preparado e fez grande jogo, pega confiança. Importantíssimo para nós. Muito fala-se de um time e sem elenco, mas hoje foi mostrado que temos elenco. Não é só um time. Santos tem se preparado para o futuro com esses meninos. Vão evoluir muito mais como atletas e render mais no futuro
Cuca

Na vitória contra o São Paulo, além de ganhar o troféu de melhor do jogo da TV Globo, responsável pela transmissão do clássico, João Paulo recebeu a maior nota do site: 8,0. O site contabilizou cinco defesas, todas em finalizações dentro da área.

João Paulo também venceu dois de três duelos aéreos. Com a bola nos pés, o goleiro não teve muito êxito. Ele tentou 28 bolas longas, mas só acertou oito. Foram 33 passes na partida, com apenas 13 acertos (39% de aproveitamento).

Além de João Paulo, o atacante Lucas Braga foi o único jogador que iniciou o clássico e será titular contra o Boca Juniors. No segundo tempo, o treinador colocou mais cinco titulares em campo: Kaio Jorge, Diego Pituca, Alison, Pará e Luan Peres.

O time de Cuca e companhia encara o Boca Juniors na próxima quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), na Vila Belmiro. A partida de ida terminou empatada sem gols na Bombonera e, portanto, o Alvinegro joga por qualquer vitória para se garantir na decisão do torneio continental.