Topo

Internacional

Adiamento de torneios sub-20 pode ajudar Inter a manter promessa colombiana

Andrés Amaya, meia-atacante do Inter, negocia permanência no clube - Jota Finkler/Inter
Andrés Amaya, meia-atacante do Inter, negocia permanência no clube Imagem: Jota Finkler/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/01/2021 18h46

O Internacional mantém negociação para renovar o empréstimo do colombiano Andrés Amaya, de 19 anos. E as conversas com o estafe do jogador e o Atlético Huila, da Colômbia, que detém os direitos dele, ganharam um novo componente no fim de 2020. O adiamento das competições sub-20 podem ajudar o Colorado.

Amaya tem vínculo até o fim de janeiro no clube gaúcho. Está estipulado em contrato uma cláusula de compra de 60% dos direitos do atleta, cujo valor é mantido em sigilo.

Porém, com a alteração no cronograma de jogos em 2020 em razão da pandemia de novo coronavírus, a avaliação dele acabou prejudicada. Amaya, ainda assim, terminou o ano como um dos destaques do time sub-20 do Inter, e participou de treinamentos no time principal.

Chamado para seleção colombiana que se preparava para o Sul-Americano da categoria, ele tinha previsão de estar no torneio, marcado para fevereiro. Porém, nos últimos dias do ano passado, a Federação Colombiana de Futebol anunciou o cancelamento da competição em razão dos reflexos da Covid-19. Ainda não há data para realização do campeonato. A Conmebol planeja realizar a disputa no segundo semestre deste ano.

Um dia depois foi a vez da Fifa se manifestar e anunciar o cancelamento do Mundial Sub-20, que ocorreria também em 2021. A competição foi remarcada para 2023, na Indonésia. O Mundial Sub-17 também foi adiado para 2023, no Peru.

Sem a vitrine proporcionada pelas duas competições, Amaya, que tem mercado interessante na Europa e inclusive é alvo de um clube espanhol, segundo apurou o UOL Esporte, teria perspectiva maior de permanecer no Colorado. A única alternativa concreta — caso não renove seu empréstimo — seria voltar o Atlético Huila, um clube menor, no qual a projeção seria inferior a ocorrida na capital gaúcha.

Competições de seleções de base, normalmente, são observadas por olheiros dos mais diversos mercados. Clubes da Europa, por exemplo, costumam se abastecer nestes eventos de olho em garimpar futuros craques. Sem elas, a chance de salto para outros continentes diminui.

Ainda de acordo com apuração da reportagem, mais uma bateria de conversas tomará a próxima semana. Em contato diário com o empresário do jogador, o Colorado irá conversar com o clube colombiano na busca de uma ampliação do empréstimo até o meio do ano, ou, quem sabe, o fim de 2021.

Internacional