Topo

Internacional

Inter mantém 20% de volante da Guatemala que tem mesmo agente de Bale

Marcelo Valencia, volante ex-Inter, assina contrato com Nottingham Forest, da Inglaterra - Divulgação/Nottingham Forest
Marcelo Valencia, volante ex-Inter, assina contrato com Nottingham Forest, da Inglaterra Imagem: Divulgação/Nottingham Forest

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/01/2021 14h45

Marcelo Valencia tem apenas 18 anos mas já viveu experiências diversas no futebol. Passou pelo Flamengo, assinou contrato profissional com Inter, esteve na seleção de seu país e é agenciado por um dos maiores grupos de empresários de futebol do mundo. Anunciado pelo Nottingham Forest para o time sub-23, ele ainda tem 20% dos direitos ligados ao Colorado.

A história de Valencia é peculiar. Seu pai teve curta carreira no futebol, com passagem por diversos clubes no Rio de Janeiro, entre eles o Flamengo. Sem construir trajetória sólida no país, passou pelo futebol da Costa Rica e de Guatemala, onde se casou e firmou raízes. Aposentado prematuramente com uma lesão no joelho, ele se dedicou à família e acompanhou de perto o nascimento do filho, por lá.

Quando Marcelo tinha três anos, a família mudou-se para o Brasil. Já mais velho, iniciou o sonho de se tornar jogador de futebol no Rubro-Negro, mas foi no Inter que surgiu a chance do primeiro vínculo, de formação e depois profissional. Ele chegou ao clube gaúcho em 2018.

Em 2019, Marcelo foi convocado para seleção sub-17 de Guatemala, e depois para um período de treinamentos no time principal. No fim do ano, estreou em partidas oficiais pela seleção principal do país, com 17 anos, atuando pela Liga das Nações da Concacaf, contra Porto Rico.

A trajetória no Internacional, porém, não teve sequência. Em setembro do ano passado não houve acordo para renovação de contrato e ele acabou deixando o clube gaúcho.

Mas rapidamente se recolocou. Também por força da empresa que gere sua carreira. Marcelo é representado pela ICM Stellar Group, uma das maiores agências de atletas do mundo. Além de jogadores de futebol conhecidos como Gareth Bale (Tottenham) Jordan Pickford (Everton) e Dean Henderson (Manchester United), o grupo também trabalha com jogadores de futebol americano na NFL, rugby e profissionais de eSports.

A junção com a ICM aumentou o portfólio do grupo mundial, unindo a eles artistas como Samuel L. Jackson, Chris Rock e Beyoncé. Segundo o jornal The Guardian, a empresa tem mais de 800 atletas e aproximadamente 3 bilhões de dólares em contratos (R$ 16 bilhões pela cotação atual).

Nesta semana, Marcelo foi anunciado pelo Nottingham Forest, que disputa a segunda divisão inglesa. Fará parte do time sub-23, comandado pelo ex-jogador Andy Reid. O Colorado mantém 20% dos direitos dele, mais o percentual do mecanismo de solidariedade calculado em uma eventual negociação futura.

"Iniciar o ano desta forma não tem preço", publicou o volante em seu perfil no Instagram.

O vínculo na Inglaterra vai até junho de 2022.

Internacional