Topo

Botafogo

Maurão, motorista do Botafogo, morre aos 63 anos, vítima da covid-19

Maurão, motorista do Botafogo, ao lado de Leandrinho no ônibus do clube - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Maurão, motorista do Botafogo, ao lado de Leandrinho no ônibus do clube Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

06/01/2021 16h10

Morreu hoje (6), vítima da covid-19, Mauro Sampaio, o Maurão, motorista do "Glorioso", ônibus do time profissional do Botafogo. Torcedor de arquibancada do Alvinegro, ele era funcionário do clube há mais de 15 anos. Aos 63 anos, deixa esposa, uma filha e um neto.

Recentemente, Maurão mobilizou diretoria e torcedores do Glorioso. Ele travava uma luta contra a balança há algum tempo e aguardava na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para uma cirurgia bariátrica. A ideia era também diminuir a sobrecarga que já tinha feito ele operar os joelhos em 2017, e o afastou do clube por cerca de oito meses.

Na ativa até o início de dezembro, no clássico com o Flamengo, Maurão teve uma piora no estado de saúde no fim do ano passado e uma vaquinha on-line foi aberta para arrecadar fundos para ajudar no procedimento. Neste período, porém, acabou contraindo a Covid-19 e não resistiu.

De sorriso largo e grande simpatia, Maurão era conhecido por compartilhar histórias que tinham o Botafogo como pano de fundo. Ele também foi fundador da "Raça Alvinegra", em 1981. Em nota oficial, o Alvinegro lamentou a morte do funcionário e lembrou a paixão que ele tinha pelo clube, reproduzindo um trecho de uma recente entrevista.

"Botafogo é minha família, é tudo na minha vida. Se tirar o Botafogo de mim, já era. Não existe nada. É o Botafogo e minha família. Já tive ocasião de minha esposa falar: "Ou o Botafogo ou sua família". Eu falava: "Tudo, pode ser tudo?". Eu nunca vou separar nem do Botafogo nem da minha família. Minha mulher fala: "Todo lugar que você vai, você conta uma história do Botafogo". Mas não tem outro assunto. Botafogo é minha vida. Nasci em 18 de outubro, junto com Garrincha!", disse Maurão.

Como homenagem, além da bandeira a meio-mastro na sede de General Severiano, o Botafogo solicitou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que seja respeitado o "minuto de silêncio" antes da partida de logo mais, contra o Athletico-PR, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Os jogadores vão entrar em campo com uma faixa em agradecimento.

Botafogo